Força-Tarefa da Prefeitura de Jundiaí alerta para risco de chuva forte até sexta (7)

Publicada em 05/02/2020 às 18:08

A Força-Tarefa da Prefeitura de Jundiaí, criada para dar assistência às vítimas de alagamentos causados pelas chuvas de verão, alerta os moradores da cidade que nesta quinta (6) e sexta-feira (7 de fevereiro) a meteorologia prevê temporais em alguns bairros, mas menos intensos dos que atingiram a região do Caxambu no final da tarde de terça (4).

O tempo só deve ficar mais firme no sábado (8), mesmo assim com a previsão de pancadas de chuvas à tarde. No domingo (9) também pode chover de forma isolada. Nesta terça, uma chuva intensa, localizada e completamente atípica atingiu Jundiaí, mas castigou mais as regiões do Caxambu e da Roseira, atingindo 89 milímetros em apenas três horas no Caxambu.

“Este é o volume de chuva esperado para 10 dias em fevereiro. Nas últimas 24 horas, a região foi o local em que mais choveu em todo o estado de São Paulo, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)”, lembrou o Coronel João Osório Gimenez, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí.

José e Valdeci receberam produtos de limpeza da prefeitura

José e Valdeci, moradores do Caxambu, receberam produtos de limpeza da prefeitura

Os demais pluviômetros (equipamentos que medem o volume de chuva) instalados na cidade registraram índices bem abaixo do Caxambu, como o do Jardim Florestal (14 mm), Jardim Santa Gertrudes (11 mm) e Jardim Tamoio (6 mm).

Formada pela Defesa Civil de Jundiaí, todas as unidades de gestão da cidade e outros parceiros, como a DAE e o Corpo de Bombeiros, a Força-Tarefa vem atuando para dar toda assistência às pessoas que tiveram prejuízos materiais gerados pelo alagamento, seja com a entrega de alimentos, colchões, produtos de limpeza e outros itens.

Equipe da Defesa Civil e funcionários terceirizados da UGISP foram à Av. Alexandre Milani nesta quarta

Equipe da Defesa Civil e funcionários terceirizados da UGISP foram à Av. Alexandre Milani nesta quarta (5)

As famílias que perderam bens e tiveram suas casas alagadas começaram a receber a visita de servidores da Defesa Civil, DAE e Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) na própria terça-feira. Muita gente perdeu alimentos, móveis e ferramentas. Em várias casas do Caxambu, os moradores buscaram um local seguro para ficar com a água na altura do joelho, mas não houve mortes, feridos ou casas interditadas por danos estruturais. “As ações preventivas se iniciaram no período de estiagem e estão dando bons resultados. Foram feitos o desassoreamento e alargamento das calhas de rios e córregos, além de drenagem de ruas, caso contrário os danos na cidade seriam bem maiores com a tempestade que caiu nesta terça no Caxambu”, contou Gimenez.

Prevenção
Os estragos registrados no bairro foram ocasionados pelo grande volume de água pluvial vindo dos afluentes do Rio Jundiaí-Mirim, que transbordou e inundou as vias públicas. Funcionários terceirizados da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) estiveram no Caxambu nesta quarta-feira para podar e recolher galhos de árvores arrancados pela chuva do dia anterior. “Outras ações preventivas estão sendo executadas pela Prefeitura de Jundiaí, como a limpeza de bocas de lobo e de córregos”, emendou Adilson Rosa, gestor da UGISP.

Os cidadãos de Jundiaí que tiverem problemas de alagamento ou risco de danos nas casas, pelas chuvas fortes que caem na época de verão, podem ligar para a Defesa Civil – telefones 199 e (11) 4586-0666.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/05/forca-tarefa-da-prefeitura-de-jundiai-alerta-para-risco-de-chuva-forte-ate-sexta-7/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original