Em observância ao período eleitoral, este canal mantém estático conteúdos anteriores à data 15/08, sendo atualizado somente por matérias relacionadas ao combate à Covid-19, ou de urgência social.

Campanha de Vacinação do Sarampo: foco em 5 anos a 19 anos

Publicada em 10/02/2020 às 14:59

Iniciada nesta segunda-feira (10), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo tem como foco a imunização de crianças a partir dos 5 anos até adolescentes de 19 anos. A Campanha Nacional segue até 13 de março, e no próximo sábado (15) será realizado o ‘Dia D’, com a abertura de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família em horário especial para atender aqueles que não podem comparecer ao longo da semana.

Chaine Simão de Mello, 25 anos, assistente administrativo, levou a filha para uma consulta com o pediatra, na manhã desta segunda-feira, debaixo de chuva, e aproveitou para atualizar a carteira de vacinação da criança. “A dose de sarampo estava atrasada. Aos 15 meses, quando ela deveria tomar, estava com febre. Aproveitei a consulta e o início da campanha para fazer a imunização”, explicou a mulher que aponta a importância das campanhas nacionais. “Na vida corrida das famílias, muitas vezes, acaba passando despercebido o período de vacinação das crianças. A mobilização ajuda a manter as doses das crianças em dia”, ressalta.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) Maria do Carmo Possidente, a ação prioriza a população que não conta com todas as doses determinadas. “Em Jundiaí, a população estimada na faixa etária entre 5 e 19 anos é de 76 mil pessoas. No entanto, boa parcela já está vacinada. A ação nacional tem por objetivo atender aqueles que ainda não contam com as duas doses necessárias para quem tem entre 6 meses até 29 anos, e uma dose para quem tem menos de 60 anos”. explica.

As doses são disponibilizadas gratuitamente em todos os equipamentos de Atenção Básica de Jundiaí, durante o horário de atendimento, inclusive naqueles que funcionam em horário ampliado, até as 20h, como Tamoio, Agapeama, Hortolândia e Clínica da Família. No sábado (15), a imunização será realizada na Clínica da Família e nas UBSs Tamoio, Rami e Hortolândia, das 8h às 17h.

Em Jundiaí, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), a cidade registrou 117 casos positivos de sarampo no ano de 2019. Em 2020, até o momento, foram cinco casos notificados, 2 descartados e 3 aguardando resultado.

Milena tomou a vacina de sarampo, que estava atrasada; Campanha é importante para a atualização das doses

Mais doses

Além da aplicação da dose contra o sarampo, no período, ainda serão disponibilizadas doses contra febre amarela para aqueles que ainda não se vacinaram ou que precisam da dose de reforço. Vale lembrar que a dose deve ser aplicada em pessoas a partir de 9 meses. Para confirmar se há necessidade de vacinação, basta apresentar a carteira de vacinação na unidade básica de referência.

A enfermeira reforça que os pais e os responsáveis devem estar atentos ao controle vacinal das crianças e dos adolescentes. “Os adolescentes entre 11 a 14 anos também devem tomar a vacina contra meningite C. Por isso, a ida até a UBS é fundamental para a verificação completa da necessidade vacinal”, ressalta.

As doses são disponibilizadas durante o horário de atendimento dos equipamentos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/10/campanha-de-vacinacao-do-sarampo-foco-em-5-anos-a-19-anos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original