Chuvas: acumulado já ultrapassa em 30% volume esperado para o mês de fevereiro

Publicada em 10/02/2020 às 18:16

De acordo com a Defesa Civil, Jundiaí permanece em estado de “Atenção” após as fortes chuvas registradas desde a noite de domingo (9). Até as 14h desta segunda (10), o acumulado de chuva para o mês de fevereiro havia registrado 349 mm. Este volume de chuva já superou em 30% do esperado para todo o mês, considerando a média dos últimos 8 anos para o mês de fevereiro, que é de 270 mm.

Apesar do índice pluviométrico surpreendente, que já causou danos a cidades da região e na capital, São Paulo, a Defesa Civil de Jundiaí havia registrado apenas transtornos sem maior gravidade, sendo: alagamento da Av. Humberto Cereser, no Caxambu, e das ruas João Toresin e Waldemar Gobbi, no Jundiaí-Mirim. Na Waldemar Gobbi, foi constatado o alagamento do quintal de seis casas, além do quintal de uma casa na João Toresin.

Equipes da Defesa Civil e de demais órgãos da Força Tarefa Municipal continuam as vistorias e seguem acompanhando condições do tempo

A água não chegou a adentrar nas moradias, se restringindo aos quintais dos imóveis e às vias. Não houve ocorrências de deslizamento de terra até o momento.

As equipes da Defesa Civil e de demais órgãos da Prefeitura constituintes da Força Tarefa Municipal continuam as vistorias nesta segunda-feira (10) e seguem acompanhando as condições do tempo.

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) informa que não houve cancelamento de aulas por conta das chuvas. A primeira semana, no entanto, tem horário de adaptação para as crianças e as famílias.

Obras

Apesar do expressivo volume pluviométrico em toda cidade neste início de fevereiro, o pequeno número de ocorrências resultantes das chuvas revela que Jundiaí está fazendo o seu dever de casa em termos de prevenção.

A Prefeitura, por exemplo, realiza constantemente intervenções de limpeza e desassoreamento de rios e córregos, bem como limpeza de bueiros e galerias, além de obras preventivas pontuais visando o melhor atendimento da população e a tranquilidade da coletividade.

Um exemplo de obra recentemente realizada pele Prefeitura, que resolveu o problema de alagamento, foi a realizada no bairro Jardim das Tulipas: em 2018 e 2019 a Prefeitura de Jundiaí e a DAE realizaram obras para a mitigação de alagamentos no bairro, que compreenderam a troca de tubulações de águas pluviais, aumentando o diâmetro dos tubos, a construção de novas galerias, a construção de um “polder” (reservatório nos moldes de um piscinão) com capacidade de armazenamento de 6 bilhões de litros, além de adequações no sistema de esgoto do bairro.

Anteriormente a esta obra, houve ocasiões nas quais quase duas centenas de moradias chegaram a ser alagadas. Após sua conclusão, o município já passou por intensas chuvas, mas que não resultaram em nenhuma casa alagada.

Previsão do Tempo

Na segunda-feira (10), a passagem de uma frente fria pela costa, criará condição para chuva generalizada. Os ventos sopram do oceano na terça-feira (11), mantendo tempo nublado com chuva fraca ao longo do dia. Na quarta-feira (12), há previsão de chuva forte apenas no norte do estado, onde ocorrem temporais de intensidade forte acompanhados de rajadas de vento e descargas elétricas. Na faixa leste ocorrem chuvas fracas a qualquer hora do dia. Na quinta-feira (13), o tempo segue nublado com chuva fraca na faixa leste e pancadas de chuva moderada-forte no nordeste do estado, que possuem curta duração.

Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199 ou 4586-0666. O órgão orienta que em caso de fortes chuvas, ventos e descargas elétricas as pessoas evitem sair de casa e desliguem aparelhos das tomadas. Quem estiver no trânsito ou na rua, deve procurar abrigo em locais seguros.
Todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/10/chuvas-acumulado-ja-ultrapassa-em-30-volume-esperado-para-o-mes-de-fevereiro/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original