Saúde em Dia: 30 mil consultas com especialistas serão iniciadas na próxima segunda (17)

Publicada em 11/02/2020 às 13:14

As 30 mil consultas de especialidades do Saúde em Dia, conveniadas entre a Prefeitura de Jundiaí e o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc), já estão sendo agendadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família. O atendimento, assim como previsto, será iniciado na segunda quinzena de fevereiro, a partir da segunda-feira (17). As equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) realizam os agendamentos conforme as prioridades e algumas unidades avançam para eliminar as filas no primeiro mês do Saúde em Dia.

“A Saúde é prioridade desde o primeiro dia da gestão. Conseguimos com trabalho, planejamento e organização eliminar, ao longo dos meses, as deficiências existentes e as demandas reprimidas que recebemos. A consulta com especialista também era um gargalo, que agora, está sendo resolvido. Adquirimos 30 mil consultas, além das 60 mil anuais já oferecidas pela equipe no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), para atender a todos que estavam no aguardo de atendimento. A busca pela excelência no atendimento à população é meta da nossa gestão”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com o gestor da UGPS, Tiago Texera, o investimento de R$ 3,3 milhões provenientes de emenda parlamentar do deputado Miguel Haddad e recurso próprio municipal, além das 30 mil consultas, outros 15 mil exames foram conveniados com a instituição para que agilizar ainda mais o atendimento. Além dos raio-x e ultrassom que serão oferecidos pela instituição, as UBSs que contam com equipamento de eletrocardiograma encaminharão o paciente para a consulta com cardio, já com o exame em mãos. “As equipes da Atenção Básica estão fazendo os agendamentos para seus usuários. Algumas, como é o caso da UBS Hortolândia, agenda a consulta e encaminha o paciente já com exame de eletrocardiograma já realizado. Isso proporciona ainda mais resolutividade para a população”, explica o gestor.

Agendamentos de consultas estão sendo realizados pelas equipes da Atenção Básica

O aposentado Júlio Zairo, 74 anos, é um dos pacientes que chegarão para a consulta de cardiologista já com o exame em mãos. “Estava esperando por uma consulta com cardiologista depois do encaminhamento do médico clínico. O pessoal da UBS me chamou para fazer o exame e já ir para a consulta com tudo pronto. Eu fiquei muito feliz, pois vou chegar ao médico já com o exame na mão”, comenta.

“Com a liberação das consultas, conseguimos realizar os agendamentos de especialidades que estavam na espera, Cardiologia e Vascular, por exemplo, conseguirmos atender pacientes que estavam esperando há muito tempo na fila. E vamos continuar agendando”, comenta o gerente da UBS Hortolândia, Leonard Saidinha Cabral.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/11/saude-em-dia-30-mil-consultas-com-especialistas-serao-iniciadas-na-proxima-segunda-17/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original