Guarda Municipal reforça o efetivo para o Carnaval 2020

Publicada em 13/02/2020 às 18:26
Centro de Controle Operacional (CCO) auxiliará a GM a garantir a segurança dos foliões no Carnaval

Centro de Controle Operacional (CCO) auxiliará a GM a garantir a segurança dos foliões no Carnaval

Para garantir a segurança dos foliões e demais munícipes durante o Carnaval 2020, a Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM) e a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) irão garantir para os dias 14, 15 e 16 de fevereiro (desfiles de blocos no Pré-Carnaval), nos eventos do feriado (de 21 a 25 de fevereiro) e nos de Pós-Carnaval (de 29 de fevereiro a 1º de março) a participação de um efetivo condizente com o público esperado para os locais de desfiles.

A atuação também garantirá presença no Centro de Controle Operacional (CCO) da GMJ e no Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ), comitê este uma iniciativa da gestão do prefeito Luiz Fernando Machado e que atua na Sala de Situação do Paço Municipal, com a participação de representantes das Unidades de Gestão da Prefeitura e das demais Forças de Segurança.

Segundo o coordenador da Divisão Operacional da GM, inspetor Erick Godói, o contingente de guardas para o Carnaval terá como base o público presente em anos anteriores. “Para os dias considerados com maior público, o efetivo contará com reforço de agentes, distribuídos em ônibus de monitoramento, pontos de estacionamentos estratégicos e patrulhamento e vigilância a pé nos locais em que estrarão os blocos e escolas de samba”, destacou.

Somado à atuação do contingente, o trabalho “in loco” contará com o monitoramento em tempo real do CCO e do CICCJ para a tomada de decisões conjuntas com todos os órgãos envolvidos, a partir de facilidades trazidas com o uso de câmeras de segurança instaladas e drones. O CICCJ, por exemplo, inicia o monitoramento uma hora antes do início de cada desfile e se encerra somente após a conclusão da dispersão, com o apoio de agentes das Forças Policiais e da Fiscalização de Trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT).

De acordo com o gestor da UGSM, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), a ideia da GMJ é proporcionar segurança aos foliões e aos munícipes. “A integração das Forças e das Unidades de Gestão, bem como o monitoramento no local e remoto permitem que sejam feitas apenas as intervenções preventivas e em situações pontuais”, completou.

Patrulhamento e vigilância a pé nos locais dos desfiles farão parte da ação da GMJ no monitoramento do Carnaval

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/13/guarda-municipal-reforca-o-efetivo-para-o-carnaval-2020/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original