Corretores de imóveis aprendem a usar as informações do Plano Diretor de Jundiaí

Publicada em 14/02/2020 às 12:26

Mais de 100 corretores de imóveis, filiados à Delegacia Regional de Jundiaí do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci), participaram na noite dessa quinta-feira (13) de um encontro com a diretora do Departamento de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sylvia Angelini. Ela foi convidada pelo Creci para detalhar e esclarecer dúvidas sobre o Plano Diretor de Jundiaí e sobre os serviços online disponíveis para emissão de documentos que facilitem o trabalho dos profissionais.

Segundo Sylvia, os corretores são parceiros muito importantes da Prefeitura para fazer a lei ser cumprida na cidade. “Os clientes confiam em vocês, por isso é fundamental fornecer a informação correta sobre as possibilidades de uso em cada imóvel da cidade, logo no início do processo. Isso é necessário para que o interessado não alimente expectativas que não poderão se realizar, segundo a lei, evitando frustração ou irregularidade urbana”.

Sylvia ressalta ainda que o objetivo principal é tornar a consulta aos mapas do Plano Diretor no portal de geotecnologias GeoJundiaí um procedimento de rotina dos munícipes. “No caso dos corretores, as informações disponíveis podem valorizar seu próprio trabalho. Imagine, por exemplo, ouvir do corretor se você gostaria que seu imóvel estivesse próximo a uma ciclovia, que tivesse vegetação nativa, ou fosse um bem de valor histórico cultural? São dados que podem ser usados a favor do profissional e do cliente.” 

Mais de 100 corretores de imóveis aprenderam sobre serviços online

Ainda de acordo com Sylvia, após a palestra de uma hora, por 30 minutos os corretores fizeram várias perguntas pertinentes ao final de sua apresentação, realizada no auditório da Biblioteca Municipal, no Complexo Argos. “O tema despertou interesse nos corretores, que são profissionais que atuam na outra ponta do processo, junto a seus clientes. Eles são o elo entre o Poder Público e o cidadão que precisa compreender o que está escrito no Plano Diretor. Fiquei satisfeita e acredito que os corretores entenderam sua importância no cumprimento da lei”, ressaltou.

Membro do Conselho Municipal de Políticas Territoriais de Jundiaí (CMPT) e da Associação dos Moradores do Bairro Caxambu e Região, João Bosco – que também é corretor – lembrou que, no site da Prefeitura de Jundiaí, qualquer cidadão pode consultar o GeoJundiaí para saber se uma rua se encaixa em determinada classificação viária, sem ter que se deslocar até o Paço Municipal. “O Caxambu, por exemplo, é uma zona de conservação ambiental e só pode ter residências, comércios e prestadores de serviço. Indústrias não podem se instalar no bairro”, lembrou João Bosco.

O GeoJundiaí foi criado para garantir o acesso aos dados municipais de forma transparente e inovadora por todos os cidadãos. Tem sido utilizado também como uma das ferramentas de desenvolvimento e modernização dos procedimentos que sustentam o planejamento e a governança da cidade.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/14/corretores-de-imoveis-aprendem-a-usar-as-informacoes-do-plano-diretor-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original