Jundiaí abre Carnaval sem ocorrências graves

Publicada em 14/02/2020 às 20:47

O Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ), iniciativa da gestão Luiz Fernando Machado para estabelecer a segurança e a manutenção da ordem em eventos de grande porte, iniciou sua atuação nesta sexta-feira (14), para monitorar o Carnaval 2020. A programação na cidade foi iniciada com o Bloco Chupa que é de Uva, que teve, segundo estimativas do CICCJ, cerca de 11 mil participantes, sem ocorrências graves.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, ação do Centro Integrado visa garantir a segurança e tranquilidade de quem prefere brincar a festa e que aproveita o período para descansar. “Até o momento do encerramento do bloco, houve o registro de sete ocorrências envolvendo menores e o consumo de álcool. São números que chamam a atenção, mas que demonstram a efetividade do monitoramento em identificar o problema e possibilitar a nossa tomada de decisões. Fica o apelo aos pais e responsáveis”.

Após dois anos de atuação do CICCJ, o prefeito Luiz Fernando Machado avalia que a estrutura se consolida como referência para a manutenção da ordem urbana em eventos de grande público. “O monitoramento, a partir da Sala de Situação, já ocorreu em outros eventos e com êxito nos resultados, por isso, desde 2018, fazemos o aprimoramento dos trabalhos. Atualmente, temos inclusive o auxílio de drones para aumentar a efetividade das ações de integração entre os setores responsáveis pela segurança”, explica Luiz Fernando.

Centro Integrado irá se reunir durante todos os dias de desfiles

Considerado efetivo na prevenção de ocorrências em diversos eventos públicos, o Centro Integrado tem infraestrutura montada na Sala de Situação do Paço Municipal e monitora as vias por meio de câmeras e “in loco”. No caso do Carnaval, a fiscalização é iniciada uma hora antes da abertura de cada desfile.

Neste ano, serão realizados os desfiles de 15 blocos, entre os dias 14 de fevereiro e 01 de março, com desfiles em dez dias. Já de escolas de samba, oito agremiações se apresentam no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa: escolas do Grupo Especial no sábado (22) e escolas do Grupo de Acesso na terça-feira (25).

Segundo o assessor especial para Assuntos de Segurança Pública, Aloysio Queiroz, responsável pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), participam do CICCJ representantes das Unidades de Gestão da Prefeitura, das Forças de Segurança e do Poder Judiciário. “As informações em tempo real, fornecidas pelos agentes, câmeras e drones nos locais de desfiles, facilitam o trabalho, pois auxiliam na tomada das decisões necessárias, visando à segurança de todos”.

Entre os integrantes do Comitê, e que participaram do encontro desta segunda (10), estão: gestores e representantes das Unidades de Gestão da Casa Civil (UGCC), de Cultura (UGC), de Mobilidade e Transporte (UGMT), de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e de Segurança Municipal (UGSM); da Guarda Municipal; do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM); das Polícias Civil e Militar; do Corpo de Bombeiros; do Juizado de Menores; da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun); e do SAMU.

Seguem os telefones de emergência: 153 – GMJ; 190 – PM; 192 – SAMU; 193 – Bombeiros; 199 – Defesa Civil; e 181 – Denúncia anônima contra assédio.

A programação completa pode ser conferida no site da Cultura.

Além do drone e câmeras, monitoramento in loco contou com a presença de agentes da GMJ

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/14/jundiai-abre-carnaval-sem-ocorrencias-graves/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original