SAMU 192 orienta foliões a acionar corretamente o serviço

Publicada em 14/02/2020 às 16:05

O número de ocorrências atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) durante o Carnaval aumenta. A maioria dos chamados está relacionado a foliões que passam dos limites. Por isso, é importante curtir a folia com moderação e saber quando acionar o serviço, contribuindo para que se possa cumprir sua função principal que é socorrer pessoas com risco iminente à vida.

SAMU incentiva uso correto do serviço no Carnaval

De acordo com o médico coordenador do SAMU 192, Mário Jorge Kodama, a primeira coisa que os usuários precisam saber é que o serviço não consiste em um disque-ambulância. “O atendimento inicial é que determinará qual o recurso necessário para prestar o atendimento ao paciente – Unidade de Suporte Básico ou Unidade de Suporte Avançado. Por esta razão, é necessário fazer uma avaliação, por meio de perguntas baseadas em protocolo médico, que determinarão a gravidade de cada caso” explica.

Em geral os atendimentos deste período envolvem causas externas, como atropelamentos, acidentes de carro e moto, desentendimentos que desencadeiam em agressões e quedas. “Situações que geralmente estão relacionadas ao uso abusivo de álcool”, revela.

Além das demandas relacionadas ao Carnaval, o serviço pode ser acionado em diversas outras situações e, portanto, saber como usar o SAMU 192 torna o socorro mais rápido e eficiente.

Equipe médica é que realiza o primeiro atendimento no 192

Como usar
O objetivo do SAMU 192 é prestar socorro à população em casos de risco à vida, situações críticas listadas abaixo. O atendimento é realizado 24 horas por dia e conta com equipe especializada.

Ao acionar o serviço, um médico fará o atendimento, irá avaliar o caso e, conforme a criticidade, enviar uma unidade móvel ou dar orientações por telefone. E é por isso que é fundamental que o interlocutor esteja perto da vítima e possa responder às perguntas e passar pontos de referência, que ajudarão a ambulância a chegar com maior agilidade.

Jamais passe trotes. Quando alguém faz isso, a ambulância vai para o endereço do trote e quem realmente precisa de atendimento deixa de ser socorrido.

 Acione o SAMU 192 nas seguintes situações

– Parada cardiorrespiratória;
– Dor bem forte no peito (infarto);
– Dificuldade de respirar/engasgo;
– Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);
– Intoxicação (envenenamento);
– Queimadura grave;
– Choque elétrico;
– Acidente de trânsito com vítima;
– Queda grave e fratura;
– Afogamento;
– Surto psiquiátrico;
– Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;
– Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.

Assessoria de Imprensa HSV
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/14/samu-192-orienta-folioes-a-acionar-corretamente-o-servico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original