Carnaval 2020: Atenção ao descarte correto do lixo

Publicada em 17/02/2020 às 18:19

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), vem fazendo a sua parte na limpeza da cidade depois dos desfiles dos blocos carnavalescos, ocorridos entre sexta-feira (14) e domingo (16). O Departamento de Limpeza Pública da UGISP, porém, pede aos foliões que ajudem a manter as vias públicas sem sujeira, colocando o que for descartado nas lixeiras e contêineres espalhados pelas ruas e avenidas por onde passam os blocos.

Segundo Márcio Moraes, diretor do Departamento de Limpeza Pública do município, a limpeza das ruas durante o Carnaval é efetuada em etapas. A primeira, antes do evento, consiste na varredura e retirada de caçambas, com o objetivo de preparar o espaço e deixá-lo sem objetos que possam ferir a população, além da colocação de 30 a 40 contêineres de mil litros cada no trajeto para o descarte do lixo.

Caminhão-pipa auxilia na limpeza das ruas e avenidas após os eventos de Carnaval

Caminhão-pipa auxilia na limpeza das ruas e avenidas após os eventos de Carnaval

“Durante o evento, uma equipe realiza o monitoramento do local e efetua a limpeza. Ao término desta etapa, assim que ocorre a dispersão das pessoas é efetuada a varrição e a lavagem completa da via. No dia seguinte, o local ainda passa por vistoria”, destaca Márcio.

Na sexta, a diversão ficou por conta do Chupa que é de Uva; no sábado (15) desfilou o bloco da Maravilha; e no domingo, fizeram a diversão dos jundiaienses os blocos Afro Kekerê e Basta vir e se divertir.

Seis toneladas
Nos três primeiros dias do Carnaval em Jundiaí (14, 15 e 16), cerca de seis toneladas de lixo foram recolhidas. Essa quantidade equivale, por exemplo, à coleta efetuada em um dia na Vila Hortolândia, com população estimada em 10,5 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Embora existam os contêineres, para que o lixo seja descartado de forma correta, resíduos foram jogados na via nos eventos dos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. Muitas vezes, inclusive, foi constatado lixo jogado a poucos metros do contêiner. “Pedimos então que a população se conscientize sobre a importância do descarte correto de seu lixo. Mesmo ocorrendo a limpeza, esse material jogado nas vias pode ser levado pela chuva e acabar entupindo bocas de lobo, por onde escoam as águas pluviais, podendo causar alagamentos e transtornos aos munícipes”, completou o diretor do Departamento de Limpeza Pública de Jundiaí.

 

População pode ajudar na limpeza da cidade colocando lixo nos contêineres

População pode ajudar na limpeza da cidade colocando lixo nos contêineres espalhados pelos locais dos desfiles

O trabalho da UGISP será feito também nos desfiles de blocos durante e depois do Carnaval (de 21 a 25/2, 29/2 e 1º/3) e das escolas de samba da cidade (em 22 e 25/2).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/17/carnaval-2020-atencao-ao-descarte-correto-do-lixo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original