Saúde em Dia: 2,5 mil atendimentos por mês no Grendacc

Publicada em 17/02/2020 às 18:51

A Prefeitura de Jundiaí deu início, nesta segunda-feira (17), aos atendimentos de consultas com especialistas e procedimentos de diagnóstico do Programa Saúde em Dia, a partir de convênio com o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc). Com agendamentos sendo realizados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família, a meta é atender a 140 pessoas por dia em consultas em mais de 10 especialidades conveniadas e realizar 2,5 mil atendimentos pelo programa, por mês. Ao todo são mais 30 mil consultas e mais 15 mil exames para eliminar a fila de espera que serão realizadas ao longo de 12 meses.

“Saúde é prioridade na nossa gestão. Com o convênio, há o incremento de 50% no número de consultas com especialistas por ano. Conseguimos, com planejamento e transparência nos gastos, avançar com novos equipamentos, ampliar serviços e implementar programas, sempre em busca da excelência no serviço à população”, comenta o Prefeito, Luiz Fernando Machado.  Com o convênio com o Grendacc, no valor de R$ 3,3 milhões – com verba de emenda parlamentar do deputado Miguel Haddad e própria da Prefeitura – será possível eliminar a fila de espera dos pacientes que aguardavam por consultas com especialistas, além de exames de imagem.

Luiz Ribeiro de Queiroz, 63 anos, aposentado, aguardava por um exame de ecocardiograma há um ano. Foi um dos primeiros a realizar o procedimento. “Estou muito satisfeito. Faço acompanhamento com vascular. Esse era o único exame que estava no aguardo. A compra da Prefeitura ajudou muito quem estava precisando”, contou o morador no bairro Cidade Nova I.

A história de Valdemir Pereira Costa, 45 anos, que tem diabetes há 15 anos e nos últimos três anos sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) por ano, é diferente. “Eu perdi o exame de ecocardiograma que estava agendado para a semana passada e é um exame que preciso para poder fazer a cirurgia de catarata. Estou muito feliz que já me ligaram para fazer novamente, de forma tão rápida. Nunca tinha vindo ao Grendacc. Aqui é perto de tudo e o acesso é rápido”, explicou o usuário da UBS Pitangueiras.

Luiz Ribeiro de Queiroz é aposentado e tem problemas de circulação; passou por exame de ecocardiograma para avaliar o coração

A primeira paciente a ser consultada pelo médico especialista vascular foi Maria do Carmo Bovo, 68 anos. Por sentir muitas dores nas pernas, foi encaminhada para o especialista. “Eu confesso que sou uma pessoa que não vai ao médico. Passei pela UBS Hortolândia há uns quatro meses e ele me encaminhou para a consulta com especialista. Foi bem rápido e fácil, já que moro perto do Terminal Hortolândia, o Grendacc é muito prático. Essa é uma boa iniciativa para a população”, destacou.

Os elogios dos primeiros atendidos pelo Programa Saúde em Dia comprovam a importância do convênio firmado pela Prefeitura para o fim da fila de espera. “Os agendamentos estão sendo realizados pelas equipes das unidades básicas, conforme a priorização definida. Nesta segunda-feira (17) tivemos consultas vasculares e exames de ecocardiograma. Nos próximos dias as agendas seguem com dermatologia e reumatologia, que são áreas de grande demanda”, detalhou o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Como os agendamentos estão sendo realizados pelas equipes da UGPS, é necessário que os dados e os contatos dos usuários estejam atualizados no cadastro. “Por isso é necessário que a população mantenha o registro atualizado para facilitar a localização. Para isso, basta ir até a sua UBS de referência para a atualização. Outra medida importante é gravar o número do telefone da unidade no celular, para, caso não atenda a chamada, possa retornar”, ressalta.

Dona Maria da Conceição Bovo passou por consulta vascular por conta das dores nas pernas que sente

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/17/saude-em-dia-25-mil-atendimentos-por-mes-no-grendacc/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original