Carnaval terá medidas preventivas para evitar tumultos e manter ordem na cidade

Publicada em 18/02/2020 às 19:29

Está em andamento a montagem da infraestrutura para os desfiles das escolas de samba no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa. Além das arquibancadas que acomodarão os espectadores, a fim de garantir a segurança de quem desfila e de quem assiste aos desfiles, estão sendo instalados controladores de acesso e isolamento por tapume no entorno do espaço.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, as medidas visam à segurança. “O trabalho da Prefeitura durante os dias de Carnaval visa à garantia de segurança para aqueles que preferem festejar e de tranquilidade para quem aproveita o período para descansar. Além do controle de acesso, estarão proibidas as entradas de pessoas com caixas de som e isopores com bebidas em lata ou garrafa. Assim como na Festa da Uva, as bebidas serão comercializadas somente em copos, vendidas dentro do local”.

Peroni reforça a efetividade do monitoramento feito pelo Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ). “Entre as ocorrências, nenhuma grave ou de vandalismo e depredação foi registrada durante as passagens dos blocos, graças às decisões tomadas de imediato pelo Centro Integrado. As ocorrências de maior gravidade, envolvendo violência, ‘pancadões’ e perturbação do sossego, podem acontecer após a dispersão, quando já não há mais desfile. Por isso a Prefeitura trabalha para que, com agilidade, o espaço seja limpo e liberado”. O CICCJ tem infraestrutura montada na Sala de Situação do Paço Municipal, integrando representantes da Prefeitura e das Forças de Segurança, monitorando as vias por meio de câmeras e “in loco”.

Além das arquibancadas, estão sendo instalados controladores de acesso e isolamento por tapume no entorno do espaço

Além de receber os desfiles das escolas do Grupo Especial (União do Povo, Unidos da Zona Leste, Leões da Hortolândia, Arco-Íris Acadêmicos do Samba e União da Vila Rio Branco) neste sábado (22), a partir das 19h. Já as escolas do Grupo de Acesso (Mocidade Agapeama, Marujos da Zona Sul e Caprichosos de Jundiaí) desfilam na terça-feira (25), também a partir das 19h.

O Espaço Multiuso recebe também os desfiles dos blocos: Galo Doido, no domingo (23), das 14h às 20h; Bloco da Gossip, na segunda-feira (24), das 15h às 20h; Bloco do Povo, no sábado (29), das 16h às 20h; e Master, no domingo (01), das 15h às 20h. Para os desfiles dos blocos, ficarão mantidos o controle de acesso e a proibição de entrada com caixas de som e isopores com bebidas.

A programação completa do Carnaval pode ser conferida no site da Cultura.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/18/carnaval-tera-medidas-preventivas-para-evitar-tumultos-e-manter-ordem-na-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original