Aglomerações: cuidados simples garantem Carnaval com saúde

Publicada em 20/02/2020 às 15:06

O Carnaval é uma festa tradicional entre os brasileiros e sempre tem uma programação especial. As aglomerações são frequentes, sejam nos blocos, nas matinês, nos clubes e até mesmo em bares e restaurantes. O clima é de descontração e diversão. E para curtir a folia em segurança, o médico coordenador do Pronto-Atendimento Central (PAC), Dr. Mauro Ivan Andrade, alerta sobre alguns cuidados importantes para não acabar os dias de festa no hospital.

É importante cuidar bem da higiene pessoal, não só no Carnaval, mas durante todo o ano. “Lave sempre as mãos, especialmente após ir ao banheiro e antes de alimentar-se. Isso já ajuda a evitar uma série de doenças”, diz. “Também evite passar as mãos nos olhos e no rosto se não estiverem higienizadas”, acrescenta. Se possível, tenha sempre à mão o álcool em gel.

Dr. Mauro Ivan Andrade

As aglomerações acabam por favorecer o contágio de doenças transmitidas por gotículas lançadas pela fala, tosse ou espirro. Neste caso, para minimizar qualquer transmissão, o ideal é estar com a carteira de vacinação em dia.

O calor e o suor também estão entre os pontos que tornam o ambiente perfeito para a transmissão de conjuntivite, uma irritação ocular. “Não é grave, mas é bem inconveniente”, afirma o médico. E mais uma vez se faz necessário cuidar da higiene das mãos, não compartilhar maquiagem e evitar a exposição à agentes irritantes (como fumaça, por exemplo).

Outra dica de ouro é prestar atenção às roupas. “Roupas molhadas ou úmidas não devem ser usadas por muito tempo, pois, com o ambiente quente, podem desencadear micoses”, orienta.

A hidratação é essencial, mas tenha cuidado com as embalagens. “Sempre limpe garrafinhas e latinhas antes de levá-los à boca. Se for possível, prefira um copo descartável”, diz. Este cuidado é muito importante, doenças graves podem ser transmitidas pelo contado da boca com estes recipientes, dentre elas a leptospirose.

No caso de consumo de bebidas alcoólicas, o importante é não exagerar e nunca beber com o estômago vazio. Isso pode potencializar o efeito do álcool. “Para cada quantidade de álcool ingerida, beba a mesma quantidade de água, suco ou refrigerante. Antes de beber, alimente-se de forma saudável, evitando pratos muito gordurosos e de difícil digestão”.

Para os foliões com questões preexistentes, como doenças e alergias, portar uma carteirinha com essas informações pode fazer toda a diferença. “Em situações de emergência, será muito útil para auxiliar na prestação de um socorro mais ágil e preciso”, finaliza.

Assessoria de Imprensa HSV
Foto: HSV


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/20/aglomeracoes-cuidados-simples-garantem-carnaval-com-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original