Grupo de Alívio da Dor Crônica tem inscrições abertas para novas turmas
Publicada em 20/02/2020 às 13:22As dores crônicas são incapacitantes e comprometem a qualidade de vida das pessoas, reduzindo a mobilidade e induzindo ao uso constante de medicações. Com o objetivo de interromper o ciclo e propor práticas que proporcionarão melhor postura e atividades complementares aos cuidados com os quadros clínicos, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), oferece os Grupos de Alívio da Dor, disponíveis no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (Cecco), que estão com as inscrições abertas para as próximas turmas.
Linda Feitosa, 62 anos, tem vários problemas na coluna vertebral. “Tenho lordose cervical e lombar. O médico já me disse que a dor irradia para as costelas e dá a sensação de aperto. Ultimamente estou sentindo como se queimasse. Estou bastante satisfeita com as primeiras impressões com esse grupo. Aprendi muita coisa e as dúvidas foram esclarecidas”, comentou a mulher, interessada em saber sobre os exercícios de fortalecimento da musculatura que envolve a coluna, já que a região fortalecida reduz dores e movimentações inadequadas das vértebras.
A primeira turma do ano, iniciada no dia 13 de fevereiro, está no segundo de seus dez encontros. O caminhoneiro aposentado Bolívar Orlandi, 70 anos, já passou por três cirurgias na coluna. Agora, com osteoporose, não pode se submeter ao procedimento novamente. “Tenho muitas dores e o médico disse que não tem cura. São crônicas. Por isso a equipe da UBS Corrupira me encaminhou para esse grupo. Para saber o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida”, comentou.
Segundo a gerente do Cecco, Fernanda Apolônio, além das pessoas encaminhadas pelos equipamentos da Atenção Básica, o Grupo de Alívio da Dor Crônica também conta com vagas aberta para demanda espontânea. “Teremos 4 turmas ao longo do ano. As pessoas interessadas podem fazer a sua inscrição para as vagas futuras. Este será o terceiro ano do desenvolvimento do trabalho pelo Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF), realizado multiprofissionalmente e que tem conquistado ótimos resultados entre os participantes, como a redução no consumo de medicamentos específicos para dor e melhoria na qualidade de vida”, destaca.
Os interessados em se inscrever para os próximos grupos de dor podem entrar em contato com a unidade, que está localizada na Rua Benedito Sérgio de Oliveira, nº 220, no Parque Continental. O telefone do serviço é 4537-3351.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
-
11/11/2024
Novembro Azul: campanha reforça a importância do autocuidado masculino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original