Prefeitura intensifica obras preventivas em rios e córregos

Publicada em 21/02/2020 às 13:18
Máquinas fazem desassoreamento do Rio Guapeva, no trecho da Ponte Torta

Máquinas fazem desassoreamento do Rio Guapeva, no trecho da Ponte Torta

A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), está realizando obras de desassoreamento (remoção de areia, lodo, pedras e outros sedimentos), proteção e contenção das margens dos rios Jundiaí e Guapeva, além do Córrego do Mato. Os trabalhos vêm sendo intensificados desde o começo do ano, seguindo a determinação do prefeito Luiz Fernando Machado de agir preventivamente para evitar enchentes e transtornos à população nesta época de chuvas de verão.

Na altura do número 1.305 da avenida 14 de Dezembro, está em andamento a recuperação das margens do Rio Guapeva. A UGISP já terminou a obra de contenção no trecho da Rua Prudente de Moraes, nas proximidades do Hospital Paulo Sacramento. No local, a Prefeitura ainda refez a cabeceira da ponte sobre o rio.

Também estão sendo realizadas melhorias nas margens do Rio Jundiaí, na Vila Nambi, perto do prédio da CPFL, e nas proximidades do Roldão; na foz do Córrego do Mato e na margem direita e no fundo do mesmo córrego, com recuperação de placas de concreto no trecho da avenida Jundiaí e no acesso à rua do Retiro.

Loriana Medeiros Melo mora perto das obras de contenção nas margens do Rio Guapeva e lembrou dos dias de chuvas fortes nos quais houve alagamento na região. “É bom ver a Prefeitura fazer este tipo de obra para evitar enchentes. Os munícipes devem fazer sua parte, não eliminando resíduos orgânicos e recicláveis no lugar errado”, comentou Loriana.

Córrego do Mato, na Av. 9 de Julho, teve placas de concreto recuperadas

Córrego do Mato, na Av. 9 de Julho, teve placas de concreto recuperadas

Foco na prevenção
Para o gestor da UGISP, Adilson Rosa, este conjunto de obras de recuperação de rios e córregos com foco na prevenção de enchentes garante também a estrutura hídrica da cidade. “Jundiaí passou pelos períodos de estiagem sem falta de água e, agora, na época de chuvas intensas, foram poucos os alagamentos registrados na cidade, por conta de ações preventivas que estamos tomando, como contenções de margens de rios e córregos, limpeza de bocas de lobo e obras de drenagem, como a que está em andamento na Vila Hortolândia e em outros bairros do município”, completou Adilson.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/21/prefeitura-de-jundiai-intensifica-obras-preventivas-em-rios-e-corregos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original