Saúde de Jundiaí atende pacientes no sábado de Carnaval

Publicada em 22/02/2020 às 13:08
João Américo levou a mãe Emilia ao Grendacc neste sábado para que ela passasse por exame

João Américo levou a mãe Emilia ao Grendacc neste sábado para que ela passasse por exame

Fechando a primeira semana do programa Saúde em Dia para a eliminação das filas de consultas de especialidades e exames de diagnóstico por imagem, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do convênio com o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc), realizou neste sábado de Carnaval (22) exames de ultrassom doppler para as pessoas que aguardavam pelo procedimento na Rede de Saúde de Jundiaí. Com meta de ofertar 2,5 mil consultas por mês, o serviço é realizado em horário ampliado para a população.

Celina Ferreira Martins acompanhou a mãe, Maria das Graças Martins, no segundo exame de varizes realizada pela idosa, que busca melhorar a condição das pernas para se locomover melhor. “Foi melhor trazê-la para o Grendacc neste sábado porque meu irmão não está trabalhando e nos trouxe de carro”, disse Celina, moradora do Jardim São Camilo. “Esta parceria da prefeitura para eliminar as filas de exames e consultas é bem vantajosa para a gente que precisa de atendimento médico”, emendou a Maria das Graças.

João Américo Baldo também aprovou a iniciativa. Ele trouxe a mãe, Emilia Zotto Baldo, para fazer o ultrassom da garganta. “Acho ótimo este atendimento mais ágil. O exame de minha mãe estava marcado desde 13 de maio do ano passado e acompanhá-la num sábado permitiu que eu a trouxesse de carro. Além disso o Grendacc é perto de nossa casa”, revelou João Américo, morador da Vila Aparecida. O atendimento neste sábado de Carnaval prossegue até 17h.

Programa Saúde em Dia visa eliminar filas de consultas de especialidades e de exames de diagnóstico por imagem

Programa Saúde em Dia visa eliminar filas de consultas de especialidades e de exames de diagnóstico por imagem

“Saúde é prioridade desde o início da nossa gestão e, com esse foco, pagamos as dívidas, planejamos as ações e investimos para oferecer melhores serviços para a população.  O convênio para proporcionar consultas com especialistas e exames tem o propósito de eliminar as filas de espera. Temos, ainda para este ano, um pacote de obras para qualificar os equipamentos de Atenção Básica, Ambulatorial e de Urgência e Emergência”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

O Programa Saúde em Dia conta com 30 mil consultas de mais de 10 especialidades e 15 mil exames de imagem, adquiridos a partir de convênio com o Grendacc, com verba de emenda parlamentar do deputado Miguel Haddad e recurso próprio. O montante elimina a fila de espera, que é de 25 mil pessoas e amplia em 50% a oferta de consultas especializadas.

Retorno positivo

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, os procedimentos são agendados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família, conforme a priorização dos casos. “O retorno que estamos recebendo daqueles que já passaram pelas consultas é positivo, pela facilidade de localização do Grendacc, bem como pela disponibilidade de horários (das 13h às 20h, de segunda a sexta-feira e das 9h às 17h aos sábados) e atenção das equipes. É importante frisar que a integralidade do cuidado é garantida ao paciente, seja em acompanhamento ambulatorial, atenção básica ou em caso cirúrgico”, ressalta.

Para evitar transtornos, o gestor solicita que a população atualize o cadastro nas unidades de referência para facilitar o contato, bem como grave o número de telefone da UBS na agenda do celular, para que, em caso de perda de chamada, possa retornar a ligação e ter a consulta agendada.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/22/saude-de-jundiai-atende-pacientes-no-sabado-de-carnaval/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original