Carnaval de Jundiaí tem balanço positivo, com nenhuma ocorrência grave registrada

Publicada em 26/02/2020 às 17:30
Prefeito Luiz Fernando Machado acompanhou de perto o monitoramento feito no CICCJ

Prefeito Luiz Fernando Machado acompanhou de perto o monitoramento feito no CICCJ

Entre a última sexta-feira (21) e terça de Carnaval (25), oito escolas de samba e nove blocos fizeram a alegria dos foliões de Jundiaí. Mais de 70 mil pessoas participaram dos eventos da programação oficial da prefeitura, segundo o Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ), iniciativa da gestão Luiz Fernando Machado para estabelecer a segurança e a manutenção da ordem em eventos de grande porte.

Durante a passagem dos blocos e das escolas não houve nenhuma ocorrência grave em 2020, assim como já havia acontecido no ano passado, segundo Aloysio Queiroz Júnior, assessor especial para assuntos de Segurança Pública da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) e um dos coordenadores do trabalho no CICCJ durante o Carnaval. Após alguns blocos terminarem seus desfiles, incidentes pontuais foram registrados, mas logo foram contornados.

“Foram fundamentais para o sucesso do nosso trabalho o planejamento prévio das unidades de gestão da prefeitura e das forças policiais, a integração de esforços de todos e o engajamento da Guarda Municipal, Polícia Militar, Bombeiros, SAMU, agentes de trânsito, fiscais do comércio e membros do Poder Judiciário”, revelou Aloysio, responsável pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

“O trabalho feito em Jundiaí foi marcado pela agilidade, rapidez na identificação de ocorrências e tomada de medidas para preservar a ordem pública. O Centro Integrado teve a sua primeira atuação em 2018 e, desde então, virou referência na fiscalização de todos os eventos com concentração de público, sempre reduzindo o número de ocorrências”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado. “Vimos nos desfiles dos blocos e das escolas de samba da cidade muitas famílias e crianças brincando o Carnaval. Vários idosos também participaram dos eventos, o que é muito bom”.

A atuação das forças de segurança e demais órgãos municipais, estaduais e federais seguirá no próximo final de semana, quando se apresentarão os blocos do Povo, no sábado (29), e Master, no domingo (1º de março). O CICCJ tem infraestrutura montada na Sala de Situação do Paço Municipal e monitora as vias por meio de câmeras e “in loco”. No caso do Carnaval, a fiscalização é iniciada uma hora antes da abertura de cada evento.

Integrantes do Poder Judiciário, agentes de trânsito, GM e PM integraram grupo de trabalho do Centro Integrado no Carnaval

Integrantes do Poder Judiciário, agentes de trânsito, GM e PM formaram grupo de trabalho do Centro Integrado no Carnaval

Se forem levados em conta os quatro blocos que foram às ruas do município nos dias 14 (Chupa que é de Uva), 15 (Bloco da Maravilha) e 16 de fevereiro (Afro Kekerê e Basta Vir e se Divertir), o total de pessoas que participaram da festa mais popular do Brasil em Jundiaí, até o momento, supera os 106 mil.

Uma das ocorrências mais delicadas, registradas depois do encerramento dos blocos, foi a do domingo (23), após o desfile do Galo Doido, que reuniu 28 mil foliões na Cidade Administrativa (seis mil na parte interna e 22 mil na externa). Indivíduos jogaram garrafas em algumas viaturas e ônibus urbanos, mas ninguém ficou ferido.

Bloco do Rato
Na terça (25), o bloco do Rato reuniu 800 foliões no Jardim Novo Horizonte. Momentos antes do início do evento, quando os foliões iniciavam a concentração, o CICCJ registrou o atropelamento de uma criança de seis anos por um motociclista na Avenida Carmine Todaro, no Jardim Novo Horizonte.

Ambos foram imediatamente socorridos por guardas municipais. O menino foi encaminhado para o Hospital São Vicente de Paulo pela equipe do SAMU, onde passou por exames neurológicos e ortopédicos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/26/carnaval-de-jundiai-tem-balanco-positivo-com-nenhuma-ocorrencia-grave-registrada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original