Atleta do PEAMA, Thomaz Ruan é Jundiaí na Paralimpíada de Tóquio

Publicada em 27/02/2020 às 14:15
Thomaz Ruan treina na pista do Bolão e no Centro Paralímpico em São Paulo

Thomaz Ruan treina na pista do Bolão e no Centro Paralímpico em São Paulo

Ser o melhor corredor paralímpico do mundo nos 400 metros rasos é o grande objetivo do atleta jundiaiense Thomaz Ruan de Moraes, de 18 anos, que representará a cidade nos Jogos de Tóquio, marcados para o período entre 25 de agosto e 6 de setembro. Integrante do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), da Prefeitura de Jundiaí, ele se prepara no Centro Paralímpico de São Paulo e no CECE Nicolino de Lucca (Bolão), na cidade em que nasceu.

Ruan mora bem perto do Bolão e sempre vai ao centro esportivo para dar continuidade aos treinamentos com a professora Thaís Aoki Saito. “Estou no PEAMA há 10 anos e trabalho, aqui e na Capital, para estar bem preparado e brigar por medalha em Tóquio”, disse Thomaz, que não esconde a preocupação com o Novo Coronavírus (COVID-19). O Japão é um dos países com maior número de infectados do mundo, mas o Comitê Organizador dos Jogos descarta, neste instante, o adiamento da competição.

“Estou atento às notícias sobre o coronavírus, apesar dos organizadores da Paralimpíada garantirem que a disputa ocorrerá. Vou para um evento-teste no Japão em abril e tenho receio de, na volta, ter que ficar de quarentena”, revelou o jovem talento do PEAMA, que tem uma má formação congênita no braço direito. “Por outro lado, confio na capacidade de superação dos japoneses, que sabem lidar bem com situações como esta. Basta ver como eles enfrentam os terremotos que ocorrem por lá frequentemente”.

Esportista jundiaiense confio na capacidade de superação dos japoneses para que a Paralimpíada de 2020 ocorra no país asiático

Esportista jundiaiense confia na capacidade de superação dos japoneses para que a Paralimpíada de 2020 ocorra no país asiático

Thomaz carimbou o passaporte para representar o Brasil na Paralimpíada em 2019. O índice dos 400m para Tóquio era de 49 segundos, mas no Campeonato Brasileiro Paralímpico, em São Paulo, ele cravou 48seg91. Não bastasse isso, bateu seu recorde pessoal na prova no Mundial de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (48seg27). “Vou atrás da medalha de ouro paralímpica e do topo do ranking mundial. Venho evoluindo bem nos últimos anos, saindo da 15ª posição em 2017 para a segunda colocação no ano passado”, lembrou.

César Munir, diretor do Departamento de Esporte Adaptado da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) de Jundiaí, é só elogios a Thomaz Ruan. “Ele alia a ótima condição técnica e física à dedicação aos 400m, prova famosa por ser a mais difícil do atletismo. O atleta de ponta desta modalidade faz o máximo esforço pelo maior tempo possível”, ressaltou César. “Acredito que o Thomaz atinja seu ápice físico quando fizer 25 anos, podendo conquistar medalhas em Tóquio e na próxima Paralimpíada, em 2024 em Paris”, completou o diretor da UGEL.

Thomaz Ruan faz exercícios na academia do Bolão

Thomaz Ruan, de 18 anos, faz exercícios na academia do Bolão

Chegar ao topo
Bicampeão mundial de jovens (em 2017 e 2019), Thomaz Ruan destaca que terá rivais fortes na luta pelo ouro nos Jogos do Japão. “Um deles é o brasileiro Petrúcio Ferreira, campeão do mundo nos 400m e nos 100m. Estou tranquilo e ciente de que venho me preparando para deixar minha marca na Paralimpíada, chegando ao topo com a conquista da medalha de ouro e realizando meu sonho”, revelou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/27/atleta-do-peama-thomaz-ruan-e-jundiai-na-paralimpiada-de-toquio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original