Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus

Publicada em 28/02/2020 às 20:52

De modo a prevalecer o princípio da transparência no acesso às informações de interesse público, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade da Gestão de Promoção de Saúde, informa que foi notificada, nesta sexta-feira (28), sobre caso suspeito de infecção pelo Novo Coronavírus (COVID-19) na cidade. Até o momento, Jundiaí não registra casos confirmados de coronavírus. Conforme já divulgado na última quinta-feira (27), um adulto segue em observação sem apresentar sintomas da doença.

Sobre o caso suspeito, trata-se de uma criança que retornou de viagem à Itália no dia 21 de fevereiro e apresentou os sintomas gripais hoje, sendo atendida em hospital particular e encaminhada para isolamento domiciliar, conforme as recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Amostras do caso foram coletas para encaminhamento ao Instituto Adolpho Lutz, que, na próxima semana, deverá apresentar o diagnóstico laboratorial.

Familiares que tiveram contato com a criança estão devidamente orientados pelas equipes de Saúde com relação às medidas necessárias para se prevenirem, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal. Orientação também foram passadas à escola onde a criança frequenta.

Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por canais de comunicação, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos e particulares.

Todas as medidas tomadas pelo município seguem os protocolos do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Jundiaí também disponibiliza em seu site oficial o Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus com informações atualizadas sobre a situação da cidade.

Prevenção 

A população deve manter os cuidados básicos de higiene para prevenção. São eles:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão

– Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz. Usar, preferencialmente, lenço descartável

– Evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos, além de locais aglomerados e sem ventilação

Em caso de suspeita, o paciente deve procurar o serviço de Pronto Atendimento (PAs), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste ou equivalentes privados, para receber as devidas orientações médicas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/28/boletim-epidemiologico-novo-coronavirus/