Governo apresenta metas fiscais do 3º quadrimestre na Câmara

Publicada em 28/02/2020 às 17:19

As metas fiscais do município, referentes ao 3º quadrimestre de 2019, foram apresentadas na manhã desta sexta (28) na Câmara Municipal, em audiência pública realizada em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.A audiência teve à frente o vereador Wagner Ligabó (CID), e os dados foram apresentados pelo gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.

Gestor da UGGF trouxe indicadores de desempenho da gestão fiscal nos últimos quatro meses de 2019 e um comparativo com o mesmo período em 2018

O gestor da UGGF demonstrou os indicadores de desempenho da gestão fiscal do município nos últimos quatro meses de 2019 e um comparativo com o mesmo período em 2018. Embora as contas do município estejam em dia e o desempenho seja positivo – com Receita Corrente Líquida (RCL) de R$ 1,9 bilhão – o que mais chamou a atenção nos dados do terceiro quadrimestre foi a queda na arrecadação correspondente a ICMS, ISS, Fundeb, IPTU e IPVA – responsáveis por 52% da arrecadação do município e que financiam os serviços prestados ao cidadão. “Com este cenário, continuamos em ritmo de austeridade total, sem porém comprometer áreas como Saúde e Educação, conforme determinação do prefeito Luiz Fernando Machado”, afirmou Parimoschi.

Presidente da Comissão de Orçamento da Câmara, o vereador Marcelo Gastaldo (PTB) ressaltou o esforço da administração municipal em driblar as dificuldades decorrentes da lenta retomada da economia no País. “Sabemos que Jundiaí está honrando seus compromissos e realizando gastos dentro dos limites exigidos por lei”, afirmou.Mesmo em situação de “cinto apertado”, Jundiaí está à frente da maioria dos municípios do País na gestão de suas contas. “Cerca de 80% dos municípios brasileiros, atualmente, não têm arrecadação suficiente para financiar suas despesas elementares. Jundiaí está fora desse panorama nefasto”, disse Parimoschi.

Também estiveram presentes à audiência os vereadores Douglas Medeiros (PP), Cícero da Saúde (PROS), Albino (PL) e Edicarlos Vieira (PSD), além da equipe da UGGF.

As informações são disponibilizadas no Portal da Transparência, no site da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/28/governo-apresenta-metas-fiscais-do-3o-quadrimestre-na-camara/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original