Evento celebra 37 anos do tombamento da Serra do Japi

Publicada em 02/03/2020 às 12:12

Um encontro entre pesquisadores, especialistas em fauna e flora e o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, agendado para a próxima sexta-feira (6), às 11h no Paço Municipal, marcará os 37 anos de tombamento da Serra do Japi e a apresentação de uma pesquisa cujo palco foi o maior patrimônio ambiental da Região.

Também participarão do evento a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vania Plaza Nunes, o gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello Filho, o diretor do departamento de Meio Ambiente da UGPUMA, Wagner Paiva, e o biólogo e professor Felipe Amorim, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – câmpus de Botucatu. Amorim fará a palestra “Bons céus, que animal poliniza essa planta? Histórias sobre as interações entre plantas e polinizadores e como isso afeta as nossas vidas”, que está com inscrições abertas.

ombamento da Serra do Japi completa 37 anos em 2020 com palestra sobre pesquisa

Tombamento da Serra do Japi completa 37 anos em 2020 com palestra sobre pesquisa

O encontro será, na verdade, um relato do trabalho realizado. A pesquisa do professor Felipe e de sua equipe, a ser apresentada no Paço, é inédita e de grande importância para o conhecimento científico sobre uma planta pouco estudada e que foi encontrada na Serra do Japi: a Scybalium fungiforme. Ficou provado pelo grupo de Amorim que os gambás são fundamentais para a abertura e a polinização desta planta, encontrada em poucas localidades do mundo, entre elas a Serra do Japi.

“Jundiaí tem ainda mais motivos para ter orgulho de sua serra. Ela foi palco da pesquisa do professor Felipe e de seus alunos, tema de matéria publicada na versão on-line da revista ‘Ecology Society of America’, uma das mais conceituadas do planeta”, revelou Vania.

O trabalho comandado por Felipe e os demais pesquisadores da Unesp trouxe a resposta a uma dúvida que durava duas décadas: só os roedores, como os ratos, estavam se alimentando da Scybalium fungiforme e ajudando a polinizar outras plantas? A resposta era negativa, pois os gambás também faziam este trabalho. A desconfiança foi apontada inicialmente pela bióloga Patrícia Morellato, do câmpus de Rio Claro da Unesp.

A superintendente ressaltou ainda que, no dia 8 de março deste ano, será lembrado o 37º aniversário de tombamento da Serra do Japi, feito em 1983 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico (CONDEPHAAT). O órgão reconheceu que ela tem um valor excepcional não somente para a Região, mas para o estado de São Paulo e o Brasil.

A resolução 11 do documento de tombamento evidencia a necessidade de proteção da área de mais de 191 quilômetros quadrados da serra, que inclui os municípios de Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar.

Palestra

Estudantes de Jundiaí, Gabriel Mariano e João Henrique Servilha fazem parte do grupo do professor Felipe Amorim que observou a Scybalium fungiforme e o comportamento dos gambás da Serra do Japi. Os dois alunos estarão na palestra desta sexta-feira. “O tema a ser abordado na palestra mostra a importância do tombamento da serra para podermos chegar a resultados tão relevantes como este”, completou Vania.

“Por abrigar uma fauna bastante diversificada, além de várias espécies de aves e de mamíferos, a serra sempre recebe estudantes, mestrandos e doutorandos, em busca de conhecimento. A prefeitura trata a preservação da Serra do Japi, nosso grande patrimônio ecológico, com absoluta prioridade”, emendou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Apresentação da pesquisa será no dia 6 de março no Paço Municipal

Apresentação da pesquisa da equipe do professor Felipe Amorim será feita no Paço Municipal


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/02/evento-celebra-37-anos-do-tombamento-da-serra-do-japi/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original