Mais de mil estudantes conferem oportunidades de estudo em Portugal

Publicada em 06/03/2020 às 16:23

Com apoio da Prefeitura de Jundiaí, o evento “3ª Feira Internacional do Ensino Superior: Portugal em perspectiva” lotou a ETEC Vasco Antonio Venchiarutti na manhã desta sexta (6). Cerca de dez institutos superiores politécnicos portugueses estiveram presentes, apresentando as oportunidades de estudo no País, no primeiro evento do gênero promovido pelo Centro Paula Souza (CPS) fora de São Paulo.

O evento, realizado em parceria com o Consultado Geral de Portugal em São Paulo e apoio institucional da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Assessoria de Cooperação Internacional (ACI), trouxe estudantes inclusive de outras ETECs: Benedito Storani e extensão Antenor Soares Gandra, de Jundiaí, e ETEC Bartolomeu Bueno da Silva, de Santana do Parnaíba.

Estudantes escutam apresentação no estande do Instituto Politécnico da cidade portuguesa de Viseu: oportunidades para estudar no exterior

Com inscrições esgotadas, mais de mil estudantes, inclusive acompanhados pelos pais, foram conferir as possibilidades de estudo no exterior. Carmelo Paoletti Neto, da Assessoria de Cooperação Internacional (ACI), destacou o incentivo da Prefeitura de Jundiaí. “Educação e empregabilidade são focos da administração Luiz Fernando Machado”, afirmou.

Marta Iglesis, da área de Relações Internacionais do CPS, explicou a escolha por Jundiaí. “Esta é a primeira vez que o evento, realizado em São Paulo, é realizado em outra cidade, e com muito sucesso. Jundiaí é uma cidade importante e apostamos que aqui haveria muito interesse dos jovens”, afirmou.

Abertura da 3ª Feira Internacional do Ensino Superior: primeiro evento do CPS fora de São Paulo lotou a ETEC Vasco Venchiarutti

Estudante do curso técnico em Alimentos da Benedito Storani, Gabriely Rodrigues buscava informações no Politécnico de Viseu, ao lado de outras colegas de classe. “Penso em estender meus estudos no exterior, possivelmente em Gastronomia”, explicou. “Esta é uma boa oportunidade para conversar”. Entre os temas abordados pelos representantes dos Institutos Politécnicos, estiveram custos de vida, trâmites e taxas das instituições.

À tarde, foi realizada uma reunião na Unidade de Gestão de Educação (UGE) com o consulado e os representantes das instituições portuguesas, para trocar informações e estreitar laços estre os dois países. Estiveram presentes representantes da Unidade de Gestão da Casa Civil, por meio da ACI, e da UGE.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/06/mais-de-mil-estudantes-conferem-oportunidades-de-estudo-em-portugal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original