Mês da Saúde prossegue com ações em equipamento municipais

Publicada em 06/03/2020 às 18:14

Apresentar as atividades já realizadas nos equipamentos públicos de Jundiaí é o foco do Mês da Promoção da Saúde, aberto nesta quinta-feira (5), em solenidade no Paço Municipal, que reuniu servidores e autoridades. Com programação extensa até o dia 7 de abril, a Prefeitura de Jundiaí, a partir da integração interplataformas, oferece atividades gratuitas para a participação da população. A programação completa pode ser conferida no site.

Nesta sexta-feira (6), a programação das atividades contou com meditação e auriculoterapia, no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO). No mesmo dia, foi realizada palestra sobre alimentação saudável pela equipe da Unidade Básica da Saúde (UBS) da Vila Ana, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Arcina Aparecida Nogueira Barboza.

Na segunda-feira (9) às 9h, a UBS Caxambu realizará atividades pelo mês e também alusivas para o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia anterior.

Com a reunião de mais de 130 profissionais, no dia 11, será realizado o 1º Fórum de Práticas Integrativas Complementares da Saúde (PICS), no auditório do Complexo Argos. O evento é específico para os profissionais da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), com o objetivo de disseminar as práticas já incorporadas à rede de Jundiaí e oferecer capacitação aos técnicos .

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Pâmela Cristina Mango, Jundiaí conta com 12 PICS implementadas nas redes e a meta é ampliar o atendimento na rede. “Temos média de 4 mil pessoas por mês que fazem as atividades na rede. Para ampliar os atendimentos já foi feita capacitação em auriculoterapia e a próxima  será em lian gong”, detalha.

Auriculoterapia foi atividade oferecida no CECCO, nesta sexta-feira (6); modalidade de Prática Integrativa da Saúde (PICS) que recebeu formação de mais 30 técnicos no último mês, para atuação da Rede de Saúde de Jundiaí

Abertura

“A realização de um mês dedicado à Promoção da Saúde, envolvendo todas as Unidades de Gestão da administração é uma forma de celebrar o trabalho que vem sendo desenvolvidos pelas equipes que têm trabalhado e conquistado avanços no setor para a cidade. Muitos avanços foram conquistados e temos o que avançar em setores como a ampliação do atendimento da Atenção Básica, área que estamos investindo em melhorias da infraestrutura e implantação de sistemas mais resolutivos, acolhedores e humanizados”, detalhou o Prefeito Luiz Fernando Machado, durante a cerimônia.

Com a participação do gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Luiz Trientini, da Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera e dos vereadores Romildo Antonio da Silva, Cícero Camargo da Silva e Wagner Ligabó, além de outros gestores da administração municipal. “A prática de atividades físicas é fundamental para a manutenção da saúde física e mental. Jundiaí oferece diversos espaços para que as pessoas possam buscar pela atividade que mais se interessam em realizar”, explicou o gestor Trientini.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/06/mes-da-saude-prossegue-com-acoes-em-equipamento-municipais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original