Rede de proteção é destaque na 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres

Publicada em 09/03/2020 às 14:43

A rede de assistência para mulheres existente no município – que inclui desde os cursos para geração de renda até o apoio da Guarda Municipal – foi destaque na 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, realizada no auditório da DAE nesta segunda-feira (9). Promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Casa Civil / Assessoria de Políticas para as Mulheres, a conferência teve como tema “ Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”.

O encontro teve como objetivo ampliar a formulação e execução de políticas públicas de direitos das mulheres, com vistas ao enfrentamento a todas as formas de violência, além de discutir temas como trabalho, educação e autonomia, entre outros.

Penha Camunhas na abertura da Conferência: oportunidade para focar em melhorias para todas as mulheres, inclusive opinando sobre políticas públicas

Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Gustavo Maryssael de Campos, destacou as iniciativas desenvolvidas pelo município para resguardar os direitos e dar autonomia financeira e social às mulheres. Entre elas, estão os cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade – só em 2019 foram mais de 10,8 mil vagas; os cursos de empreendedorismo disponibilizados pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico; e as ações de combate à violência, como o projeto “Voz da Consciência”, desenvolvido com homens agressores, realizado pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, e a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal. “Tudo isso representa a atenção que a administração dedica às mulheres, fornecendo subsídios em todos os âmbitos, do social ao econômico”, afirmou o gestor.

Segundo a responsável pela Assessoria de Políticas para as Mulheres, Penha Camunhas Martins, trata-se de um momento de união. “Esta é uma oportunidade para olharmos para nosso município e focarmos em melhorias para todas as mulheres, inclusive opinando sobre políticas públicas”, disse.

Da mesma forma, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ana Cristina Carlos, reafirmou o compromisso do Conselho de estar ao lado das mulheres que estão “causando” ao lutar por seus direitos. “Precisamos de ocasiões como estas para discutir o que fará diferença em nossas vidas”, afirmou. Tanto o Conselho quanto a Assessoria estão ligados à UGCC.

A conferência teve três eixos temáticos: “A Política Nacional para Mulheres: Avanços e desafios e o papel do Estado na gestão das políticas para as mulheres”; “O Sistema Nacional de Políticas para Mulheres: Propostas de estruturas, inter-relações; instrumentos de gestão, recursos, política nacional de formação, estratégias de institucionalização, regulamentação e implementação do Sistema”; e Políticas Públicas Temáticas para Mulheres: Avanços e desafios e enfrentamento às violências, saúde integral, trabalho, autonomia econômica, participação nos espaços de poder e decisão, educação para igualdade e diversidade”.

Ao final do evento, marcado para as 17h de hoje, será elaborado um documento com as conclusões deliberadas em plenária, para apresentação na 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/09/rede-de-protecao-e-destaque-na-5a-conferencia-municipal-de-politicas-para-mulheres/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original