Fórum reúne técnicos para ampliação de ações na Atenção Básica

Publicada em 11/03/2020 às 12:32

O Mês da Promoção da Saúde – realizado pela Prefeitura de Jundiaí – dá continuidade às suas atividades, nesta terça-feira (11), com o I Fórum de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, as conhecidas PICS. As atividades fazem parte das ações oferecidas para a prevenção e promoção do bem-estar e qualidade de vida entre os usuários da Atenção Básica do município e são foco de ampliação na rede de Atenção Básica do Município.

O encontro contou com palestra de representante do Ministério da Saúde e de apresentações de resultados conquistados com ações desenvolvidas na cidade. Com mais de 10 PICS incluídas na Atenção Básica de Jundiaí, a meta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) é crescer no atendimento.

A rede de serviços locais já conta com Reiki, auriculoterapia, acupuntura, Lian Gong, meditação, Yoga, dança circular, fitoterapia, grupos terapêuticos entre tantas outras atividades direcionadas para a população prevenir as doenças. “Cuidar da Saúde é mais que apenas direcionar esforços para curar a doença. É antes de tudo, promover a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar. Jundiaí tem como foco ampliar a oferta e o número de usuários atendidos com a formação de mais técnicos para a aplicação nos territórios”, comenta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

No último ano, 4 mil pessoas praticaram as atividades oferecidas pela rede de Jundiaí. Direcionado para os técnicos do setor, a conselheira técnica do Ministério da Saúde, da Secretaria de Atenção Primária Fernanda Barbosa foi a convidada do evento para detalhar as práticas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “As atividades fazem parte das orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, resume.

Apresentação

O I Fórum PICS de Jundiaí também contou com a apresentação de Lian Gong das crianças da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Iracy Ferreira Bueno. Os alunos, há um ano, realizam a atividade numa parceria com a UBS Agapeama/Vila Esperança.

Além da mostra da atividade, os alunos, ao longo do segundo semestre de 2019, fizeram desenhos e exposições para mostrar o que representa a Saúde e as atividades da UBS, conforme a análise dos pequenos. Vinícius Magalhães da Cruz, de 6 anos, teve o desenho selecionado após exposição realizada na escola e na UBS. “Eu desenhei a yoga, pois a gente flutua quando faz”, contou o menino, que participou das atividades de Lian Gong no ano passado.

Alunos da EMEB Iracy Ferreira Bueno apresentaram Lian Gong no Fórum PICS, no Complexo Argos

Para o diretor da unidade escolar, Djalma Henrique Paes, a inclusão do Lian Gong ao programa da escola proporcionou ótimos resultados. “Percebemos ganhos com a prática entre as crianças e a intenção é ampliar cada vez mais a atividade na unidade, para que mais crianças possam ter contato com a atividade”, explica.

As PICS são oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família, Academia da Saúde e Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO). Para conhecer a grade da unidade de referência, basta procurar pela equipe e  conhecer o cardápio de práticas. Já a Academia da Saúde (4537-3303) e o CECCO (4537-3351) são abertas para toda a população.

A programação do Mês da Promoção da Saúde segue até o dia 7 de abril, com encerramento no Dia Mundial da Saúde, no Parque Comendador Antonio Carbonari. As atividades podem ser consultadas no site da Prefeitura de Jundiaí.

Vinícius Magalhães da Cruz, 6 anos, teve o desenho selecionado para ser o mascote do encontro. Ele participou das aulas de Lian Gong na EMEB

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/11/forum-reune-tecnicos-para-ampliacao-de-acoes-na-atencao-basica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original