Startups de todo o País se reúnem na Prefeitura para conhecer o setor público

Publicada em 11/03/2020 às 16:50

Representantes de sete startups vindos de diversas partes do País – como Paraíba, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – estiveram em Jundiaí nesta quarta, reunidos com técnicos e gestores da administração municipal. Todas elas têm em comum o oferecimento de serviços ao setor público e vieram conhecer mais sobre suas respectivas áreas de atuação, com o objetivo de aprimorar seus produtos e serviços.

O contato com a Prefeitura de Jundiaí foi feito por meio da BrazilLab, organização do terceiro setor que trabalha com soluções de tecnologia para o setor público. Nathalia Doné, coordenadora de Inovação e Parcerias da BrazilLab, explica que Jundiaí foi escolhida para o “Field Day” (“Dia de Campo”, em tradução livre) por ser uma referência em inovação. “Escolhemos cidades parceiras que sejam notadamente de destaque para que as startups possam conhecer a ‘vida real’ “, afirmou. Além de Jundiaí, os representantes de startups também irão visitar outras três cidades: São José dos Campos, São Caetano e São Paulo.

O engenheiro Gabriel Savio, da startup Sipremo, e o cel. Gimenez, da Defesa Civil de Jundiaí: inteligência artificial para prevenir desastres naturais

O encontro teve início pela manhã, no Paço, com os jovens empreendedores conversando com gestores e técnicos de diversas áreas da administração, como mobilidade e gestão de pessoas. O engenheiro mecânico Gabriel Savio, por exemplo, veio de São Paulo conversar com cel. Gimenez, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí. Aos 25 anos, ele é criador da Sipremo, na qual desenvolveu uma inteligência artificial capaz de reunir informações de diversas fontes para prevenir desastres naturais. “Minha intenção foi fazer a diferença na vida das pessoas e comunidades”, explicou. “Essa conversa poderá trazer informações importantes para o desenvolvimento da empresa”.

Após o encontro no Paço, cada empreendedor foi visitar a unidade de seu interesse, como a própria Defesa Civil e a DAE. Para o gestor adjunto de Governo e Finanças, Roberto Araújo, que recebeu e organizou as equipes, esta é uma oportunidade valiosa. “A administração Luiz Fernando Machado tem como um do seus pilares a inovação, e Jundiaí ser referência para a BrazilLab significa que o propósito de tornar a cidade em um importante ecossistema de tecnologia e inovação já é uma realidade”.

Para Amauri Marquezi, diretor presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), a iniciativa vem ao encontro das atividades da CIJUN atualmente em curso para inovação do setor público. “A exemplo de outros projetos e ações, incentivamos ainda o empreendedorismo e estimulamos o desenvolvimento de soluções. Nosso objetivo é, acima de tudo, a melhoria da vida das pessoas, a geração de emprego e renda, tudo por meio da tecnologia”, afirmou.

Representantes das startups com as equipes da prefeitura: troca de informações com a administração municipal

Thiago Carvalho, de João Pessoa (PB), passou o dia conhecendo a CIJUN. Ele é criador da startup Wifi.Fí, de wi-fi público, e se disse admirado com a cidade. “Já visitei outras cidades, mas Jundiaí está de parabéns, porque conseguiu unir a infraestrutura e o pessoal de primeira linha”, afirmou.

Estiveram presentes, recebendo as startups, o gestor de Mobilidade e Transporte (UGMT), Silvestre Ribeiro; o superintendente da DAE, Eduardo Palhares; Amauri Marquezi, da CIJUN; Jones Henrique Martins, diretor da Unidade Central de Entregas, além de técnicos da administração. As startups participantes foram, além da Sipremo e da Wifi.Fí, a OnCase, da área de saneamento, que esteve na DAE; NoLeak, que conheceu a CIJUN; InfrasolarAtman Systems e Fleeter (de mobilidade, que visitaram a UGMT e conheceram o sistema de transporte municipal.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/11/startups-de-todo-o-pais-se-reunem-na-prefeitura-para-conhecer-o-setor-publico/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original