Jundiaí garante recurso para desenvolver o Plano de Mobilidade Urbana

Publicada em 12/03/2020 às 18:54

O município de Jundiaí conseguiu nesta quinta-feira (12), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, liberação de recurso via Desenvolve SP, agência de fomento do Governo de São Paulo, para a contratação de empresa que vai elaborar o Plano de Mobilidade Urbana (PMUJ) do município. O prefeito Luiz Fernando Machado se reuniu com o diretor-presidente do Desenvolve SP, Nelson de Souza, para os encaminhamentos.

Prefeito Luiz Fernando Machado cumprimenta Nelson de Souza, do Desenvolve SP

Prefeito Luiz Fernando Machado cumprimenta Nelson de Souza, do Desenvolve SP

“Junto ao Desenvolve SP, vamos potencializar o que nossos cidadãos precisam. Queremos um Plano de Mobilidade que possa gerar efeitos positivos nas áreas industrial, comercial e de serviços”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado. “Melhorar a mobilidade na cidade fomentará ainda mais o desenvolvimento de Jundiaí”, completou o chefe do Executivo.

Mais de R$ 2 milhões serão investimentos para a melhoria da mobilidade em Jundiaí para a formatação do Plano por uma empresa especializada, que elaborará as ações a serem implementadas na cidade. A ideia da prefeitura é facilitar o deslocamento das pessoas e o transporte de cargas, adequando a melhoria da infraestrutura viária e de transporte ao desenvolvimento socioeconômico do município. O PMUJ também vai identificar possíveis distorções de funcionalidade de ruas e avenidas; melhorar a mobilidade de pedestres (incluindo as pessoas com deficiência) e motoristas, com vias urbanizadas, seguras, arborizadas e bem iluminadas.

O aperfeiçoamento do transporte público passa pela localização, identificação e estrutura dos pontos de parada, manutenção dos abrigos de ônibus, maior disponibilidade de informações sobre os horários e itinerários das linhas, manutenção dos sete terminais urbanos de Jundiaí, uso de tecnologias para facilitar o pagamento da passagem, aumento da abrangência geográfica das linhas e estudos para implantação de ônibus elétrico (trólebus).

A partir da liberação dos recursos do Desenvolve SP, a previsão é que até maio deste ano a prefeitura assine o contrato com a empresa que prestará serviços de consultoria para a elaboração do PMUJ. No dia 11 de dezembro de 2019, foi publicado o edital e, em 24 de janeiro de 2020, aconteceu a abertura dos envelopes com o nome das empresas que participaram da licitação. Já no dia 6 de março, houve a publicação do resultado da análise de capacidade técnica das concorrentes.

O diretor-presidente do Desenvolve SP, Nelson de Souza, destacou a parceria da Prefeitura de Jundiaí com o Governo Paulista neste investimento em mobilidade. “Esta e outras cidades podem contar com nosso apoio. Queremos contribuir para que os cidadãos tenham mais qualidade de vida e para a geração de emprego e renda em Jundiaí”, emendou Nelson.

Outras 27 cidades paulistas foram contempladas com recursos do Desenvolve SP nesta quinta-feira.

Transporte
Também estão  nas medidas da Prefeitura, quando da implementação do PMUJ, a gestão de vagas de estacionamento, com administração e tecnologias que melhorem a ocupação e fiscalização das vagas existentes; criação de manual e procedimentos de fiscalização de trânsito que contemple análise de desempenho do transporte coletivo, taxis e veículos de transporte escolar; e a capacitação de pessoal para melhor implantar o Plano de Mobilidade. Outras ações previstas são o cadastro e mapeamento das estradas rurais e vicinais; a criação e gestão de um banco de dados atualizado com a dimensão e o tipo de pavimento das vias da cidade; desenvolvimento de um caderno técnico de mobilidade com os padrões de deslocamento da população identificados; e a reorganização da legislação, regulamentação e fiscalização dos serviços de transporte privado, público coletivo e individual.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/12/jundiai-avanca-no-plano-de-mobilidade-urbana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original