Prefeitura promove atividades de reflexão sobre o Dia da Mulher

Publicada em 12/03/2020 às 18:03

Como proposta de reflexão sobre a importância do Dia da Mulher, comemorado nesse domingo (08), a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) tem realizado atividades com as usuárias do serviço da rede nos equipamentos ligados à Unidade, como nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e no Centro Pop.

A gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, reforça a importância da inciativa. “O vínculo é sempre algo muito importante no trabalho da rede socioassistencial. É graças a ele que temas como combate à violência, empoderamento feminino e autonomia financeira possam ser discutidos entre os técnicos da rede e as usuárias dos serviços”.

O Cras São Camilo realizou nessa quarta-feira (11) um “Café com Prosa”, com a participação de cerca de 20 usuárias dos serviços, moradoras do São Camilo, Tarumã, Jundiaí-Mirim e Jardim da Fonte. Na atividade, as participantes compartilharam histórias de vida e conversaram sobre as dificuldades e conquistas das mulheres, relacionamentos, a garantia de direitos, empoderamento feminino, autonomia financeira, os tipos de violência (física, emocional, psicológica, financeira e moral), além da importância da data.

Mulheres sentadas em círculo, conversando, com uma mulher posando sorridente

Maria da Silva Cruz foi uma das mulheres que participaram do encontro no Cras São Camilo

Maria da Silva Cruz, de 68 anos, é moradora do Tarumã e compartilhou suas histórias. “Ser mulher é algo maravilhoso, pois temos o privilégio de dar a vida a alguém. Isso é um dom. Apesar das dificuldades, trago na memória recordações felizes da infância no Ceará e comemoro mais de quatro décadas de casada. Tenho três filhos e quatro netos. Para as mulheres, ensinei que são as escolhas que constroem o nosso futuro. Para os homens, ensinei o respeito e a responsabilidade em relação às mulheres”, comentou a aposentada, que ficou sabendo da atividade graças à participação nas aulas de ginástica e dança no Cras.

Já nesta quinta-feira (12), foi a vez do Cras Novo Horizonte, onde foi realizada uma palestra sobre a Lei Maria da Penha para cerca de 30 pessoas, com a assessora de Políticas para as Mulheres da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Penha Maria Camunhas. “Este é um trabalho articulado entre diversas Unidades de Gestão, a fim de orientar as munícipes onde buscar ajuda na rede de acolhimento. As participantes de hoje são multiplicadores de informação, podendo auxiliar uma vizinha ou uma conhecida em caso de enfrentamento da violência”.

Já o Creas tem trabalhado o tema ao longo do mês com as famílias de adolescentes em medida socioeducativa e, também em parceria com a Assessoria de Políticas para as Mulheres, realiza oficinas sobre empreendedorismo com as mulheres vítimas de violência atendidas pelo serviço.

Sala de aula, com pessoas sentadas, e palestrante em pé à frente, com projeção feita sobre a parede

Palestra no Cras Novo Horizonte tratou da Lei Maria da Penha

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/12/prefeitura-promove-atividades-de-reflexao-sobre-o-dia-da-mulher/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original