Prevenção contra o Novo Coronavírus é tema de atividades nas Emebs

Publicada em 12/03/2020 às 15:47

“A gente precisa lavar bem as mãos. Lavar bastante para não ficar doente, nem com o Novo Coronavírus, nem com outra gripe”, explicou Lorenzo de Olivas Vegas Fermino, 6 anos, aluno da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Cesarina Fortarel, na Vila Jundianópolis. Ele e os demais alunos das unidades de Educação da Prefeitura de Jundiaí participam de atividades coordenadas pelas equipes escolares para intensificar as ações de higiene – que são parte das práticas diárias das crianças – e de pesquisa, com o objetivo de difundir a necessidade de atenção a fatores simples do cotidiano para evitar a contaminação pelo COVID-19, bem como por tantas outras de transmissão respiratória.

Para orientar as crianças da Emeb Cesarina Fortarel foram desenvolvidas atividades desde a lavagem das mãos até pesquisas sobre o assunto Novo Coronavírus. A educadora Katharina Barros Barbosa implementou uma experiência usada com as crianças da Educação Infantil. “Usamos a tinta lavável em água para mostrar como são os vírus que causam as doenças, e como podem ficar na pele se não fizermos a lavagem correta das mãos. As crianças são replicadoras de informações e reforçam as medidas entre os familiares”, detalha a professora, que já recebeu retorno dos pais das crianças agradecendo pela ação.

Escolas Municipais desenvolvem atividades diferentes, adequadas às idades, para a orientar as crianças

Guilherme da Silva Vaz, 6 anos, não só aprendeu como levou para casa o conhecimento adquirido. “Se não lavar direitinho a sujeira não sai. É assim que acontece com os vírus das doenças. Se a gente não limpar, passa para os amiguinhos. Falei para os meus pais o que aprendi e eles vão lavar a mão direitinho”, contou o garoto.

As turmas do 4º Ano fizeram pesquisas e elaboraram cartazes sobre o tema. Com o assunto na ponta da língua, Lara Niero Santos, 8 anos, sabe dos riscos, das formas de contágio e os cuidados que devem ser seguidos para evitar adoecer. “O Novo Coronavírus é um vírus da família Corona, que pode desenvolver desde gripes leves até síndromes respiratórias graves. Para evitar a contaminação é preciso, além da higiene das mãos, evitar se abraçar, evitar lugares aglomerados e sem ventilação e sempre usar álcool em gel”, conta a menina, que fez a pesquisa sobre o tema junto com a mãe.

Lara Niero pesquisou sobre o Novo Coronavírus com a ajuda da família; sabe na ponta da língua tudo sobre o vírus

Segundo a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE) Vasti Ferrari Marques, os cuidados e orientações relativas à higiene e à saúde fazem parte do currículo das escolas de Jundiaí. “Educar é oferecer às crianças ferramentas para que se desenvolvam, e, a Saúde faz parte desse processo. Além de prezarmos pela boa alimentação, com oferta de alimentos orgânicos, o cuidado com a higiene faz parte do cotidiano das escolas, com a orientação para a lavagem das mãos corretamente, o uso do álcool gel, enfim, cuidados que são básicos e que protegem as pessoas contra a maior parte das doenças”, explicou.

Atividades desenvolvidas nas Emebs ressaltam a importância da higiene para combater as doenças

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/12/prevencao-contra-o-novo-coronavirus-e-tema-de-atividades-nas-emebs/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original