Jundiaí declara ‘Estado de Atenção’ e apresenta ações

Publicada em 13/03/2020 às 18:20

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (13), no Paço Municipal, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) – formado por integrantes da Prefeitura de Jundiaí e representantes de hospitais públicos e privados – foi definido estado de Atenção em relação ao Novo Coronavírus, conforme decreto decreto 28.909 desta sexta-feira (13 de março, 2020).

A medida mantém os trabalhos de monitoramento e vigilância já realizados e apresenta o plano integrado de atuação no caso de confirmações de casos de infecção por COVID-19, com acionamento de leitos de retaguarda em parceria estabelecida com  o Hospital Regional. Outra medida adotada a partir da portaria é a suspensão da realização do evento estudantil ‘Science Days’, previsto para os dias 2 e 3 de abril. Nova data será definida posteriormente.

Até o momento não há indicação, por parte do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, da necessidade de alteração do calendário escolar, no entanto, o grupo se reunirá constantemente para analisar o cenário e determinar as ações e medidas que devem ser adotadas. “A situação de pandemia exige análises em curto espaço de tempo e ações rápidas para que alcance o objetivo de conter a propagação do vírus SarsCoV2”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado, durante coletiva de imprensa realizada na Sala de Situação, no Paço Municipal.

O prefeito aproveitou ainda para comentar a importância das corretas informações prestadas para a população, de forma a esclarecer as dúvidas da população e evitar o alarmismo desnecessário. “Esse é o momento de orientar e a mídia tem o trabalho fundamental nesse sentido para mostrar, de forma transparente e rápida as ações e medidas adotadas para o enfrentamento ao vírus”, ressalta.

Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus estabelece estado de Atenção em Jundiaí e suspensão do evento Science Days, que reuniria 20 mil pessoas

CEC
O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus conta com a participação de técnicos e o gestor da unidade de Gestão de Promoção Da Saúde (UGPS); o gestor da Casa Civil (UGCC); gestor de Governo e Finanças (UGGF); gestora de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP); gestor de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC); gestor de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), além do Superintendente do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), Superintendente do Hospital Universitário (HU), Direção do Hospital Regional, Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e diretores clínicos dos hospitais privados, além de convidados.

Segundo o gestor da Saúde, Tiago Texera, a cidade conta 204 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis, entre todos os hospitais instalados, além de 953 leitos convencionais. “Já foi formalizado com o Hospital Regional que, em caso de necessidade, o serviço disponibilizará uma ala para o atendimento dos casos”, destalhou.

Tiago ainda ressaltou que conforme histórico de ocorrência de casos em outros países, a doença oferece maior risco de complicações para as pessoas com 60 anos ou mais. “Mesmo assim, cerca de 80% dos casos de infecção COVID-19 não apresentarão sintomas e não necessitarão de suporte de leito hospitalar.

A reunião realizada na manhã desta sexta, também contou com a participação de vereadores Antonio Carlos Albino, Rogério Ricardo da Silva, Douglas do Medeiros e o presidente do Legislativo jundiaiense, Faouaz Taha.

Confira as fotos no Flickr da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/13/coronavirus-jundiai-declara-estado-de-atencao-e-apresenta-acoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original