Visitantes se encantam com história de Jundiaí apresentada no Museu Histórico e Cultural
Publicada em 14/03/2020 às 12:31Peças que contam a história de Jundiaí fazem parte do acervo em exposição no Museu de Histórico e Cultural – Solar do Barão. Além do prédio, a exposição “Jundiahy… Jundiaí!” conta, por meio de fontes históricas diversas, o passado do Município, ressaltando a importância da pesquisa científica a partir de fontes, como documentos, objetos, arquivos e práticas culturais. A mostra segue para visitação até o dia 03 de maio, com entrada gratuita.
Dona Doraci de Fátima Moraes, 64 anos, mora em Assis e, no final de semana em visita à filha, visitou o espaço público da cidade. “Estou encantada com o espaço e com a história contada pelas peças expostas”, conta a aposentada.
A filha Viviane Almeida, 41 anos, frequenta o espaço sempre que há nova exposição. “Estou em Jundiaí há apenas dois anos e estou muito feliz com a cidade. Procuro conhecer tudo o que a cidade oferece e, as atividades e espaços culturais são oportunidades de divertimento e conhecimento”, comenta.
Mostra
O diretor do Departamento de Museus da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Paulo Vicentini, reforça a importância da pesquisa histórica na montagem da mostra. “Quem visitar a exposição poderá conferir fontes históricas primárias, como documentos de época da Câmara Municipal, um dos acervos mais antigos do país, além de fontes secundárias, como testemunhos, relatos e matérias de jornais. A intenção da mostra é permitir que o visitante imerja no passado de Jundiaí, entendendo a importância da pesquisa em fontes históricas e de sua interpretação. E isso pode interagir com a redescoberta da cidade, uma vez que o passado muda porque o presente e seus olhares também mudam”.
Atendendo às orientações da Vigilância Epidemiológica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), o percurso de exposição conta com salas abertas e ventiladas, além da distribuição de álcool em gel para assepsia.
O Museu Histórico e Cultural fica rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, e fica aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Já os jardins externos ficam abertos diariamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4521-6259.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
22/11/2024
Fábrica Japy recebe espetáculo “Robin Hood” da Cia. de Teatro neste sábado (23)
-
22/11/2024
Candidatas à Corte da Uva 2025 iniciam ensaios para a eleição de rainha e princesas
-
21/11/2024
Circuito Natal Luz de 2024 começa dia 2 de dezembro
-
21/11/2024
Duas ações culturais gratuitas acontecem neste sábado (23) na Biblioteca Nelson Foot
Baixe as fotos desta notícia na resolução original