Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus suspende aulas e determina medidas adicionais

Publicada em 16/03/2020 às 18:44

Após mais uma reunião dos técnicos integrantes do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí, nesta segunda-feira (16), na Sala de Situação do Paço Municipal, foram estabelecidas novas medidas de combate ao Novo Coronavírus, entre elas as suspensões das aulas da rede municipal dos 38 mil alunos, dos cursos de capacitação do Fundo Social de Solidariedade, dos eventos públicos, das atividades dos Complexos Esportivos, Museus e Biblioteca e de atividades para pessoas com 60 anos ou mais em equipamentos públicos. As medidas estabelecidas são preventivas contra a infecção COVID-19, – causada pelo SARS-CoV2 -, já que Jundiaí ainda não registra caso positivo para a doença.

“O comitê de Enfrentamento ao Coronavírus é o órgão deliberativo de ações relativas ao controle à Pandemia. A adoção das medidas é feita de forma preventiva, já que Jundiaí ainda não registra nenhum caso positivo da doença. No entanto, por conta do avanço nacional e por estarmos no eixo entre São Paulo e Campinas – cidades que já contam com a transmissão comunitária, devemos antever os riscos. Nesta semana, as escolas municipais ainda receberão as crianças que, porventura, os pais precisem se organizar para o cuidado, mas dia 23, as atividades estarão completamente suspensas para creches, educação infantil, fundamental, Centro de Línguas e Educação de Jovens e Adultos”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado, coordenador geral do CEC.

De acordo com a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE) Vasti Ferrari Marques, não haverá perda de conteúdo aos estudantes. “As crianças que não comparecerem já a partir desta terça-feira (17), não ficarão com falta nem terão perda de conteúdo, que terá formas de implementação sendo estudadas”, argumenta a gestora.

Todas as ações determinadas foram publicadas no decreto 28.910, de 16 de março de 2020, disponível na Imprensa Oficial Extraordinária, no site da Prefeitura de Jundiaí. Os servidores da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) tiveram as férias suspensas por tempo indeterminado, bem como aquelas que estavam em andamento, serão interrompidas, para que o atendimento esteja pleno nos serviços municipais. Os demais servidores com mais de 60 anos, as gestantes e os que estiveram em viagens internacionais nos últimos sete dias, serão designados para regime de teletrabalho.

A suspensão total e por tempo indeterminado das aulas dos cursos, workshops e oficinas realizados na sede do Fundo Social de Solidariedade e em bairros por meio do projeto de descentralização estão suspensas por tempo indeterminado. As inscrições previstas para esta semana também estão suspensas. As dúvidas relativas ao atendimento do Funss podem ser esclarecidas pelos telefones: (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.

Também estabelecido pelo decreto, permanecem suspensos por tempo indeterminado os eventos públicos da programação cultural, como, por exemplo, a edição do Domingo no Parque deste domingo (22), o Cultura nos Parques do domingo (29) e as edições futuras desses e de outros programas da agenda municipal.

Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus foi realizada na Sala de Situação, do Paço Municipal

Também se encontram suspensos os funcionamentos dos complexos esportivos, da Biblioteca Municipal, do CEU das Artes do Vista Alegre, da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, da Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, do Museu da Cia. Paulista, do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão e do Teatro Polytheama.

Pelas mesmas razões encontram-se também sem atividades o Centro de Referência do Idoso (CRIJU), o Centro de Convivência do Idoso (CCI) e o CRIJU Itinerante, prezando pelo resguardo da população com mais de 60 anos.

Cenário
Diariamente, o cenário epidemiológico é avaliado pelos técnicos dos grupos de trabalho específicos no CEC, para indicar as necessidades adicionais. “Os cuidados adotados com a interrupção das aulas direcionam para a redução do fluxo de pessoas. Essa é a medida que tem demonstrado maior eficiência nos demais países em que a COVID-19 foi registrada com transmissão comunitária. Esse é o momento oportuno para conter os deslocamentos, principalmente entre as crianças, que não apresentam sintomas mas podem ser vetores de transmissão para os demais públicos de maior risco”, detalha o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Na semana passada, medidas direcionadas para os serviços de atendimento de longa permanência, casas de repouso e clínicas terapêuticas, com a orientação para os trabalhadores e no trato com os pacientes. Ainda de acordo com o gestor da Saúde, a vacinação contra a gripe, que será iniciada no dia 23, terá formato diferenciado para evitar aglomerações e a ida de idosos aos espaços onde possam ser contaminados. “O formato deste atendimento, bem como de outros como a dispensação de medicados da Farmácia de Alto Custo (de responsabilidade do Estado), a realização de consultas e exames, renovação de receitas, também serão avaliadas para excluir riscos desnecessários”, detalha.

A reunião contou com a participação de vereadores e do presidente da Câmara, Faouaz Taha. As imagens podem ser conferidas no Flickr da Prefeitura de Jundiaí.

Prefeito Luiz Fernando Machado apresentou as ações tomadas pelo CEC para a imprensa

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/16/comite-de-enfrentamento-ao-coronavirus-suspende-aulas-e-determina-medidas-adicionais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original