Velórios terão limites de 10 pessoas por sala

Publicada em 17/03/2020 às 19:41

Ainda seguindo às orientações recebidas através do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) pelo Decreto Nº 28.910, de 16/03/2020, e de acordo com as recomendações do Departamento de Vigilância em Saúde Municipal, a FUMAS (Fundação Municipal de Ação Social) adotou algumas providências para os procedimentos realizados no Velório Adamastor Fernandes e Cemitérios Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Montenegro. O objetivo é minimizar a proliferação do Covid-19 nos espaços relacionados ao Serviço Funerário Municipal, sob responsabilidade da Fundação.

Uma das regras que começam a valer a partir da noite desta terça (17) é a restrição a um limite máximo de 10 pessoas por salas de velório e a proibição de aglomerações de visitantes pelas áreas internas e externas dos velórios. Também nestes espaços serão divulgadas orientações quanto a se evitar contatos físicos como apertos de mãos, abraços e beijos.
“Sabemos que o momento em que uma família perde um ente querido é exatamente quando mais precisamos do apoio dos amigos, mas vivemos uma situação atípica e todos os cuidados e recomendações feitas pelas autoridades de saúde precisam ser seguidos prontamente, para que a pandemia não se alastre também em nosso município”, disse o diretor do Serviço Funerário Municipal de Jundiaí, Silvio Ermani.

Outra medida que está sendo orientada às famílias é quanto ao tempo do velório, além do direcionamento para que seja feito, se possível, no período diurno. “Até o momento, estamos seguindo o prazo limite de 24 horas de duração após o óbito. Mas cientes de que a situação pode mudar em função de uma alteração no estado de alerta do município, já estamos recomendando que se pratique um tempo menor dos velórios”, concluiu o diretor.

MAIS INFORMAÇÕES: jundiai.sp.gov.br/coronavirus


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/17/coronavirus-velorios-terao-limites-de-10-pessoas-por-sala/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original