Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus dialoga com setor supermercadista

Publicada em 18/03/2020 às 18:43

Entre os setores impactados pela pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) está o de supermercado, que, a partir da busca crescente por alimentos pela população tem apresentado desabastecimento temporário de gôndolas. Com o objetivo de reduzir o desconforto à população e manter linha direta de comunicação com o setor, o Comitê de Enfrentamento do Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí, se reuniu com representantes das redes de supermercados, na tarde desta quarta-feira (18), na Sala de Situação do Paço Municipal.

Entender o setor, as dúvidas, as dificuldades e as necessidades para evitar o desabastecimento foi a tônica da reunião com representantes de todas as redes supermercadistas que atendem a cidade. “Tivemos a informação de que os supermercados contam com estoques para suprir os moradores com tranquilidade. Da parte da administração, foi disponibilizada cartilha com recomendações sanitárias específicas para a infecção COVID-19 ao setor de alimentos. Ainda tivemos o apoio das unidades para a divulgação das práticas de prevenção, com a higiene freqüente das mãos e o entendimento da necessidade de evitar as aglomerações”, detalhou o prefeito Luiz Fernando Machado.

O prefeito ainda explicou que a fiscalização em andamento pelos agentes do Procon, tem o objetivo de conter o aumento dos preços dos itens e levará em consideração não somente os preços nas prateleiras hoje, quanto os que eram praticados antes da pandemia.

Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus com o setor supermercadista

O presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Ronaldo Covabra, participou do encontro por ligação telefônica. “Não temos falta de produtos – exceto o álcool gel -. O que tem acontecido é a não reposição em tempo oportuno para a população. Houve aumento significativo na procura em itens como de limpeza, de congelados, de enlatados e de ensacados de longa duração, além do papel higiênico. A indicação que é feita pela APAS é para que os associados reforcem as equipes de reposição e de transporte para que os consumidores tenham sempre as gôndolas completas”, ressaltou.

A reunião também reforçou a importância dos supermercados como meios educativos para a população. “É preciso conter a circulação das pessoas, e, consequentemente, do novo coronavírus. Aqueles que puderem, que fiquem em casa. Quanto menos pessoas em circulação, menor a possibilidade de contaminação. Essas medidas são fundamentais para os idosos, que formam o público mais vulnerável”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Confira as fotos da reunião no Flickr da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/18/comite-de-enfrentamento-ao-coronavirus-dialoga-com-setor-supermercadista/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original