Equipe de atendimento à população em situação de rua recebe orientações preventivas
Publicada em 18/03/2020 às 17:57Cerca de 20 profissionais da rede socioassistencial que atuam no atendimento à população em situação de rua passaram, na manhã desta quarta-feira (18), por capacitação para enfrentamento e prevenção ao coronavírus (covid19). A reunião, realizada no Centro Pop, tratou-se de um primeiro encontro de orientações preventivas para a rede, a fim de alinhar os procedimentos e adaptações necessárias para os cuidados com a saúde dos servidores, técnicos e usuários dos serviços.
Os procedimentos indicados estão alinhados com as orientações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) criado recentemente pela Prefeitura de Jundiaí para lidar com o tema e de acordo com recomendações da Vigilância Epidemiológica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).
Participaram do encontro representantes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) que atuam no Centro Pop, além de representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSC) contratadas pela Prefeitura para abrigamento: Serviço de Obras Sociais (SOS), Comunidade Terapêutica Educacional Cristã (CTEC) e Casa Santa Marta, e equipe de Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). As orientações foram conduzidas pela equipe do Consultório na Rua, em alinhamento com os técnicos da UGPS.
A diretora do Departamento de Proteção Especial da UGADS, Ariane Goim Rios, explicou os procedimentos. “Esta é uma doença nova e este encontro tem como objetivo amadurecer a reorganização dos serviços e dos ambientes de trabalho. Pactuamos com o serviço a ampliação da oferta de banhos e reforçamos as orientações de higiene de todos e a necessidade de enfatizar com os usuários a importância das cautelas, já que muitos ainda menosprezam as dimensões da doença. Recomendamos ainda que os indivíduos que já estiverem abrigados permaneçam nos abrigos, a fim de evitar circulação.”
Ariane também destaca que a UGADS está providenciando as compras dos insumos necessários, como álcool gel e máscara, e que a Unidade já estabeleceu diálogo com as redes de outros serviços. “Ainda nessa terça-feira (17) já iniciamos a articulação também com os demais serviços de abrigamentos, sejam eles institucionais ou em Família Acolhedora de crianças e adolescentes, sejam de idosos em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI)”.
Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafos PMJ
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
19/12/2024
Covid-19: vacinação é retomada para pessoas a partir dos 12 anos dos grupos prioritários
-
17/12/2024
Organização Pan-Americana de Saúde entrega prêmio APF Forte para Jundiaí
-
17/12/2024
Nota Oficial — interrupção temporária da vacinação contra Covid-19
Baixe as fotos desta notícia na resolução original