Saúde orienta sobre as indicações para a busca de atendimento médico

Publicada em 18/03/2020 às 17:51

Dando continuidade aos esforços em reduzir a circulação de pessoas conforme orientações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) adota medidas de organização e de orientação para evitar a exposição desnecessária à contaminação para a COVID-19 da população.

Evitar a circulação do novo coronavírus só será possível com a redução da circulação das pessoas, e essa é informação identificada nas regiões onde está havendo a ocorrência da transmissão comunitária. “Jundiaí ainda não registra casos positivos, mas adotamos o perfil preventivo, assim como foi feito em 2017, contra a Febre Amarela. A indicação do confinamento é no sentido da preservação da vida das pessoas. As pessoas que não possuem sintomas que demandem atendimento médico, neste momento, devem evitar os locais onde possam ser contaminados”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado, coordenador geral do CEC.

Conforme identificado pelos integrantes do comitê, a busca pelo serviço de Saúde deve acontecer apenas por aqueles com sintomas gripais e dificuldades para respirar. “Sintomas gripais leves e sem registro de febre ininterrupta por mais de dois dias igual ou superior a 37,8°, a orientação é ficar em casa, se recuperando tranquilamente, sem risco de se contaminar realmente com a COVID-19. Quem apresenta dificuldade para respirar é um sintoma para busca de atendimento em equipamento de saúde”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Serviços de saúde: pessoas que não tenham apresentado febre ininterrupta igual ou superior a 37,8° por dois dias nem sintomas respiratórios não devem procurar por equipamentos de saúde para evitar a circulação e a possibilidade de transmissão

Outras medidas
Desde a terça-feira (17), as equipes da Atenção Básica passam a ligar para os usuários com mais de 60 anos – público mais vulnerável – para verificar se apresentam sintomas gripais antes de confirmar a agenda de consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS), Nova UBS ou Clínica da Família. A adoção de restrição também vem sendo realizada nos serviços de convivência, como no Centro de Convivência Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO) e nos espaços dos ambulatórios médicos.

“As consultas e os exames eletivos dos idosos, para aqueles casos não prioritários e que não estão com sintomas gripais, serão remarcadas. É importante evitar que os idosos se desloquem e que cheguem até locais onde possam existir pessoas com sintomas de COVID-19 e contaminem aqueles que estão sãos. A priorização, neste momento, é para que os grupos de risco não entrem em aglomerações e sejam poupadas”, ressalta o gestor.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/18/saude-orienta-sobre-as-indicacoes-para-a-busca-de-atendimento-medico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original