EMERGÊNCIA – SAMU 192 não deve ser acionado para dúvidas sobre o Covid-19

Publicada em 19/03/2020 às 16:22

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia do novo coronavírus, no início de março, a rotina de atendimentos via 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Jundiaí, identificou aumento de 15% em ligações diárias relacionadas a dúvidas do Covid-19. O serviço recebe cerca de 2,3 mil ligações ao mês. A atitude da população tem impactado de forma negativa no serviço. “O foco de nossas atividades é atender situações como acidente de trânsito, infartos, quedas graves, afogamentos, partos e outras situações que continuam a ocorrer em paralelo ao coronavírus”, explica o médico coordenador do SAMU, Mário Jorge Kodama.

Aumento de ligações com dúvidas impacta nos atendimentos de emergência

“Enquanto nossa equipe está atendendo um caso de dúvida, pode ter uma pessoa em situação grave aguardando”, diz. É importante que a população se conscientize dessa questão e utilize o número 136, que foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde para esclarecimentos de todos os tipos de dúvidas relacionadas ao Covid-19. Permitindo que o atendimento SAMU seja focado em situações que podem desencadear em óbitos ou perca de membros. “Pedimos que haja bom-senso também no momento de chamar o serviço de emergência por sintomas do Covid-19”, afirma.

O médico destaca que neste período do ano, são comuns os sintomas gripais devido à mudança de estação, que também inclui mudanças bruscas de temperatura. Desta forma, o recomendado para evitar o coronavírus e qualquer outra gripe ou resfriado, é manter os cuidados com a higiene pessoal, tais como lavar as mãos com frequência, usar álcool gel 70%, se estiver resfriado usar máscara para não contaminar as outras pessoas; não compartilhar objetos de uso pessoal e procurar sair de casa somente se necessário.

Assessoria de Imprensa HSV
Foto: Assessoria de Imprensa HSV


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/19/emergencia-samu-192-nao-deve-ser-acionado-para-duvidas-sobre-o-covid-19/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original