Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus

Publicada em 23/03/2020 às 19:34

Atualizado em 23/03/2020, às 19h30

De modo a prevalecer o princípio da transparência no acesso às informações de interesse público, a Prefeitura de Jundiaí informa que a cidade recebeu, nesta segunda-feira (23), a confirmação de mais um caso de infecção para o Novo Coronavírus à Vigilância Epidemiológica. O homem, de 52 anos, está sendo atendido em hospital particular em São Paulo e sem registro de viagem nos últimos 15 dias. No total, a cidade conta com 104 notificações, sendo 16 descartados, 85 suspeitos no aguardo de resultados e 3 positivos.

A partir de agora, conforme determinação da Secretaria de Estado da Saúde, não haverá coletas de amostras para exames ou notificações de casos de síndrome gripal. Somente os casos de síndrome respiratória aguda grave os procedimentos serão realizados.

Todos os pacientes diagnosticados com síndrome gripal são orientados para o isolamento domiciliar, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Familiares dos casos suspeitos identificados estão devidamente orientados pelas equipes de Saúde com relação às medidas preventivas para evitar contágio, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

O Prefeito Luiz Fernando Machado decretou estado de Emergência para a cidade, (decreto 28.920, 20 de março de 2020 e 28.923 de 21 de março de 2020) na Imprensa Oficial do Município, ampliando a restrição de fluxos e determinando a suspensão de atividades de setores não essenciais, com o objetivo de reduzir a disseminação do vírus entre a população.

PREVENÇÃO
Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por canais de comunicação, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos e particulares.
Todas as medidas tomadas pelo município seguem os protocolos do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Jundiaí também disponibiliza em seu site oficial o Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus com informações atualizadas sobre a situação da cidade.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/23/boletim-epidemiologico-novo-coronavirus-17/