Feiras e varejões mantêm abastecimento de frutas, legumes e verduras

Publicada em 23/03/2020 às 14:05

Considerando que as feiras livres e varejões, por contarem com o setor de hortifrutigranjeiros, enquadram-se no setor de Abastecimento – sendo consideradas, portanto, atividades essenciais – seu funcionamento está mantido, até segunda ordem. O feirante, porém, pode decidir se quer ir ou não: a presença não é obrigatória. A Diretoria de Abastecimento da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) não irá registrar ausências, por tempo indeterminado.

Se o feirante tiver mais de 60 anos, a recomendação é que ele fique em casa.  Segundo o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, é importante reforçar esta orientação. “Nesse momento reforçamos a orientação de que esses feirantes fiquem em casa, por se enquadrarem no grupo de risco. É uma medida para protegê-los.”, afirma.

Feiras e varejões continuam em funcionamento, mas a orientação é que maiores de 60 anos permaneçam em casa

De acordo com o gestor, as feiras livres e varejões são extremamente importantes no momento atual para o abastecimento da população. “Por atenderem nos bairros da cidade, as feiras e varejões colaboram para que as pessoas não se desloquem pela cidade, sem contar o fato de estarem em lugares abertos e com ventilação natural”, afirma. “Mas é importante lembrar que eles devem ser vistos sob esta ótica do abastecimento apenas – não é um local de passeio. Os clientes devem ir – preferencialmente as pessoas que estiverem fora do grupo de risco, sem o acompanhamento de crianças – comprar o alimento e voltar para suas residências, seguindo todas as recomendações de segurança”.

É muito importante também que todos os permissionários de feiras e varejões cumpram as recomendações dos profissionais da Saúde, tais como:

  • Manter as mãos higienizadas;
  • Procurar manter uma distância mínima de 2 metros das pessoas;
  • Em caso de tosse ou espirros não levar a mão à boca. Procure usar o cotovelo ou ombro;
  • Pessoas com mais de 60 anos – clientes e feirantes ou que se enquadrem no grupo de risco – devem ficar em casa
  • Estando em estado gripal procurar orientação médica.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/23/feiras-e-varejoes-mantem-abastecimento-de-frutas-legumes-e-verduras/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original