Vacinação contra a gripe tem ‘drive thru’ para facilitar acesso

Publicada em 23/03/2020 às 18:42

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Promoção da Saúde, abriu a primeira etapa campanha de Vacinação contra a Gripe, nesta segunda-feira (23), conforme o calendário nacional. Além dos 10 pontos itinerantes para evitar filas e aglomerações, outra alternativa já em andamento é o drive thru para pessoas com 60 anos ou mais com mobilidade reduzida.  No primeiro dia de vacinação foram imunizadas 7,4 mil idosos, nos 10 postos alocados em Escolas Municipais e Estaduais, Complexo Esportivo e igreja. Na próxima semana, de 30 a 3 de abril, os postos alcançam novas regiões da cidade.

“Jundiaí tem tomado todas as medidas necessárias para oferecer segurança aos idosos para a vacinação. Retiramos o público-alvo do interior das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e levamos para espaços amplos, ventilados e de fácil acesso da população. A cada semana os pontos serão instalados em outras partes da cidade, para evitar o deslocamento das pessoas com 60 anos ou mais. Ainda determinamos o atendimento em sistema móvel, semelhante ao ‘drive-thru'”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado, que está à frente da coordenação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).

Das primeiras 11 mil doses recebidas do Ministério da Saúde (MS), neste primeiro dia de Campanha, 7.397 foram utilizadas. Na próxima quarta-feira (25) nova cota de vacinas chegarão à cidade. “Identificamos que em alguns dos postos as doses encaminhadas para o primeiro dia, se esgotaram rapidamente. É importante se vacinar, mas é preciso que tenham tranquilidade. A dose imuniza somente contra as gripes que já circulam no território (H1N1, H3N2 e Influenza) e facilita o diagnóstico no caso de a pessoa ser acometida pelo Novo Coronavírus, mas não protege contra a COVID-19”, destaca o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, que ainda explica que as pessoas com mobilidade reduzida já podem contar com a vacinação ‘drive thru’ nos pontos itinerantes da cidade.

Primeiro dia de vacinação contra influenza contou com grande movimento em todos os 10 postos; na próxima semana, novos endereços serão disponibilizados

O aposentado Marcos Viotto, 64 anos, aproveitou o primeiro dia de vacinação para levar a esposa Celina no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Francisco Dal Santo. “Procurei na internet e vi que teria posto no Dal Santo. Moramos na região do Jardim Esplanada, por isso seria o mais próximo. Está muito organizado e rápido, apesar de ter muita gente procurando logo no primeiro dia. Sei que a dose não imuniza contra a COVID-19, mas é bom prevenir contra as demais, já que estamos no grupo de maior risco para o Novo Coronavírus”, explica.

Próximos públicos
Os demais públicos-alvos determinados pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra influenza, terão início a partir do dia 16 de abril.

A partir do dia 16 de abril, serão os professores e profissionais das forças de segurança e salvamento que serão vacinados contra a gripe. As crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais, terão as vacinas liberadas a partir de 9 de maio, mesmo dia da realização do “Dia D”.

Marcos Viotto elogiou a rapidez e a organização do sistema de vacinação

Confira os 10 locais de vacinação para idosos na semana entre 23 a 27 de março, das 8h às 11h:

E.E. Benedita Arruda – Rua Guaporé, 350 – Agapeama (entrada pela Rua Luiz Carpi)

EMEB Marcos Gasparian – Rua Anchieta, 141 – Centro

EMEB Profa. Clotilde Mazzali Bollini – Rua Rubens Pires, 55 – Jardim Pacaembu

E.E. Diógenes Duarte Paes – Rua Flávio Queirós Novaes, 280 – Retiro

EMEB Profª Haydee Dumagin Mojola – Rua Ramiro de Araújo Filho 299 – Vila Hortolândia

Paróquia Santo Antônio de Pádua – Av. José Mezzalira, 5.247 – Ivoturucaia

EMEB Armanda Santini Polenti – Av. Vitório Pavan, 360 – Parque São Luiz

E.E. Alessandra Cristina Rodrigues de Oliveira Pezzato – Av. Presbítero Manoel Antonio Dias Filho, 1.524 – Residencial Jundiaí

CECE Francisco Dal Santo – Rua Cica, 1.345 – Vila Rami

EMEB Luiz Biela de Souza – Rua Alice Guimarães Pelegrini, 850 – Jardim Santa Gertrudes

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/23/vacinacao-contra-a-gripe-tem-drive-thru-para-facilitar-acesso/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original