Jundiaí adquire 10 mil kits de teste rápido para COVID-19

Publicada em 27/03/2020 às 17:53

Para acelerar a identificação dos casos e promover a maior rastreabilidade do Novo Coronavírus na cidade, a Prefeitura de Jundiaí compra 10 mil kits de testes rápidos para a identificação da infecção COVID-19, causada pelo patógeno. Os testes serão usados para identificação rápida da doença em pacientes que dão entrada no Hospital São Vicente de Paulo (HSV) com suspeita da doença, bem como para a verificação dos profissionais de saúde e das forças de segurança, com objetivo da manutenção da força de atendimento.

A aquisição dos kits faz parte de mais uma medida adotada por orientação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), juntamente com as determinações de restrição de fluxo da população com a suspensão das aulas e do comércio e prestadores de serviço não essenciais. “Identificar rapidamente os casos e poder rastrear a origem é uma das medidas bem sucedidas entre os demais países que já enfrentaram ou ainda enfrentam o novo Coronavírus. Temos adotado todas as melhores medidas identificadas no combate à doença para aplicar em Jundiaí e reduzir o impacto da pandemia”, enfatiza o prefeito Luiz Fernando Machado.

Testes rápidos são realizados com sangue; 10 mil kits chegarão à cidade para o combate à doença

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, os kits também são importantes para os trabalhadores em Saúde. “Os profissionais que atendem diretamente a população com sintomas estão na linha de frente desta guerra. Por isso, a testagem a quem está no atendimento é preservar a força de trabalho para o atendimento”, detalha o gestor.

A medida complementa o Plano de Contingência para o Enfrentamento da COVID-19 desenvolvido pelo CEC, que conta com o reforço o atendimento nos hospitais públicos, com ampliação de leitos exclusivos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de 16 para 55 exclusivos e mais 60 leitos de retaguarda, a partir de parceria entre os Hospitais São Vicente de Paulo (HSV) e Regional (HR). A cidade ainda estabelece fluxo diferenciado para evitar o contato entre pessoas sintomáticas daqueles que buscam outros serviços na rede de atenção básica, com a definição de até 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como ‘Sentinelas’ para o atendimento das pessoas com sintomas gripais leves como coriza, febre e tosse.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/27/jundiai-adquire-10-mil-kits-de-teste-rapido-para-covid-19/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original