COVID-19: Prefeitura cria estrutura de atendimento à população de rua

Publicada em 28/03/2020 às 09:07

A Prefeitura estruturou no Complexo Esportivo Jardim Ângela, localizado na vila Aparecida, uma estrutura emergencial para abrigamento da população em situação de rua do Município. O espaço passa por montagem de estrutura por parte da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e pela inspeção da Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) para cumprimento das normativas da prevenção e enfrentamento do Coronavírus estabelecidas no Município pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).

Segundo a diretora da Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Goim Rios, a estrutura leva em conta a demanda identificada pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) nas últimas semanas. “Trata-se de um abrigo emergencial para adultos, com estrutura com capacidade de atendimento limitada, mas que atende à demanda identificada. A orientação é para que as pessoas estejam em suas casas durante este período. Mas essas pessoas não dispõem de moradia. Nesse sentido será a nossa atuação, com aprovação do CEC, para que essas pessoas estejam abrigadas e evitem circulação.

O encaminhamento para o abrigo será feito por meio do Centro Pop (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro) e pelo SEAS, contratado pela Prefeitura e operado pelo Serviço de Obras Sociais (SOS). O local irá funcionar 24 horas e nele serão oferecidos pernoite (em leitos que respeitem o distanciamento necessário) e atendimento técnico, além de banhos, alimentação e roupas, tudo sob a supervisão das equipes da Prefeitura e da Guarda Municipal. Também será organizado cronograma de atividades, a fim de buscar a permanência dos usuários, evitando assim a sua circulação.

Ginásio esportivo coberto, com colchões sobre o chão e sobre eles cobertores, toalhas e outros artigos, como chinelos, cuecas, sabonetes, escova e pasta de dente

Medida emergencial cumpre as normativas de prevenção e enfrentamento do Coronavírus estabelecidas pelo CEC

A previsão para início das atividades é já para a próxima semana. Todo munícipe que visualizar alguém em situação de rua deve acionar o telefone da abordagem social pelo número (11) 98531-0146, para que seja realizada a busca ativa e direcionamento.

Doações
Os interessados em contribuir com o trabalho da Prefeitura devem concentrar suas doações no Fundo Social de Solidariedade. Podem ser doados itens de higiene pessoal (sabonetes, xampus, escova e pasta de dente), limpeza em geral, vestuário, roupa de banho, água mineral e sacos de lixo. Em parceria com o Departamento do Bem-Estar Animal (Debea), a UGADS também promove campanha de doação de ração para os cães de estimação das pessoas abrigadas. O Fundo Social fica na avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, anexo ao Parque da Uva, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/28/covid-19-prefeitura-cria-estrutura-de-atendimento-a-populacao-de-rua/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original