Em observância ao período eleitoral, este canal mantém estático conteúdos anteriores à data 15/08, sendo atualizado somente por matérias relacionadas ao combate à Covid-19, ou de urgência social.

Coral Municipal ensaia por videoconferência para driblar a quarentena

Publicada em 01/04/2020 às 15:13

O Coral Municipal de Jundiaí deu início, na noite dessa terça-feira (31), aos ensaios do grupo por meio de videoconferência. A iniciativa visa manter o entrosamento e a rotina de ensaios, mesmo que à distância, enquanto durarem as restrições de encontros presenciais durante o enfrentamento e prevenção ao Coronavírus (COVID-19).

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, ressalta a importância da iniciativa, tanto para os artistas, quanto para a sociedade em geral. “Neste período de isolamento, atividades artísticas e diferenciadas como esta são de grande importância. Tanto para a classe artística, que dá andamento à sua rotina de ensaios e ao entrosamento de grupos, quanto para a sociedade, que encontra alternativas para passar o tempo com qualidade”.

Segundo a regente do Coral, Vastí Atique, 22 dos integrantes do grupo conseguiram se logar logo neste primeiro encontro. “Do ponto de vista da sociabilidade, foi uma experiência muito legal, até emocionante, por parte dos integrantes, que se reviram, ainda que remotamente, pela primeira vez desde o nosso último ensaio no Complexo Fepasa. Já do ponto de vista prático, estamos aprendendo a usar a ferramenta, que tem muitas possibilidades, mas ainda apresenta algumas restrições, como a questão da latência do som e a sua dependência do aparelho e rede de cada integrante.”

Mosaico de fotos com pessoas sentadas, olhando para uma tela, em ambiente doméstico

Ensaios na plataforma digital seguirão pelos próximos dias

Vastí explica que a partir de agora o grupo retoma a rotina de ensaios, nas noites das terças e quintas-feiras. “Estou acompanhando um coro alemão, que tem, por coincidência, uma regente brasileira, e tem compartilhado com outros grupos algumas dicas e ferramentas importantes. Isso deverá aprimorar nossos próximos encontros, pois afinal, nós estamos sempre nos reinventando”, brinca.

Vastí acrescenta que encontram-se sob análise atividades e pesquisas para a retomada dos ensaios, também remotamente, dos ensaios do Coral Infantojuvenil “Cidade das Crianças”.

Corpos artísticos
Além do Coral, também a Cia. Jovem de Dança tem realizado suas práticas diárias, sempre às 10h, por meio de videoconferência. A participação desses ensaios é aberta ao público, mediante inscrição online gratuita e respeitando o limite de 100 participantes disponíveis pela plataforma. Nesta semana, será realizada na quinta (02) uma aula de improvisação, com Gleysson Moreira, e na sexta-feira (03) uma aula de Barra de balé, com Lívia Savoy.

Além do Coral Municipal e da Cia. Jovem de Dança, também são corpos artísticos ligados à UGC a Cia. de Teatro de Jundiaí e a Orquestra Municipal de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/01/coral-municipal-ensaia-por-videoconferencia-para-driblar-a-quarentena/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original