Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus

Publicada em 07/04/2020 às 16:44

Atualizado em 07/04/2020, às 16h30

De modo a prevalecer o princípio da transparência no acesso às informações de interesse público, a Prefeitura de Jundiaí informa que, nesta terça-feira (7), a cidade registra a segunda morte confirmada para COVID-19. O homem, de 68 anos, estava internado em instituição particular e tem histórico de doenças respiratórias. Com o resultado, a cidade contabiliza 32 casos POSITIVOS, sendo 18 em casa (dois aguardam contraprova), nove internados em Jundiaí, três internados em outros municípios e dois óbitos confirmados.

A cidade registra 131 casos suspeitos no aguardo de resultado em casa. Em internações, Jundiaí soma 56 pessoas entre hospitais públicos e privados com diagnóstico prévio de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que estão em acompanhamento e tiveram amostras colhidas e encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz para diagnóstico.

Há 18 óbitos também por SRAG – todos com histórico de comorbidades como diabetes, doença cardiovascular, doença pulmonar obesidade – que aguardam laudos do IAL.

Os casos – conforme determinação Estadual para a realização de exames para a identificação do Novo Coronavírus (Sars-CoV-2) apenas em pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – tiveram amostras colhidas para análise para o Instituto Adolfo Lutz para a identificação do vírus causador da patologia. A expectativa da conclusão do laudo é superior a 15 dias.

Familiares dos casos suspeitos identificados estão devidamente orientados pelas equipes de Saúde com relação às medidas preventivas para evitar contágio, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

A cidade ainda registra 21 internações de pessoas de outras cidades nos leitos dos hospitais da cidade com suspeita de SRAG.

O Prefeito Luiz Fernando Machado decretou estado de Calamidade Pública para a cidade, (decreto 28.926, 24 de março de 2020) na Imprensa Oficial do Município, ampliando a restrição de fluxos, suspendendo cobranças e determinando a suspensão de atividades de setores não essenciais, com o objetivo de reduzir a disseminação do vírus entre a população.

PREVENÇÃO
Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por canais de comunicação, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos e particulares.
Todas as medidas tomadas pelo município seguem os protocolos do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Jundiaí também disponibiliza em seu site oficial o Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus com informações atualizadas sobre a situação da cidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/07/boletim-epidemiologico-novo-coronavirus-28/