Unidades Sentinelas começam a atender casos específicos com suspeita de COVID-19

Publicada em 07/04/2020 às 18:22

O novo sistema de atendimento específico para as pessoas com sintomas gripais implementado em Jundiaí, a partir de orientação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), iniciou as atividades nesta terça-feira (7), com o funcionamento nos prédios das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vila Rami e no Anhangabaú do serviço de Unidade Sentinela (US). A partir de quarta-feira (8), a UBS Rui Barbosa e a Clínica da Família também passam a atender exclusivamente os casos suspeitos do Novo Coronavírus.

“Ter um espaço específico para o atendimento das pessoas com sintomas gripais daquelas que precisam de qualquer outro serviço da Atenção Básica é fundamental para evitar a disseminação do vírus. Iniciamos o sistema de atendimento com quatro unidades, mas nas próximas semanas outras unidades serão transformadas para o atendimento exclusivo daquela pessoa que está com sintomas de gripe e resfriado, que podem ser uma gripe comum ou a COVID-19”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Atendimento da Unidade Sentinela é específico para pessoas com sintomas gripais (tosse, coriza e febre)

Para o atendimento exclusivo nas USs aos sintomas gripais, os demais serviços prestados pelas UBSs foram encaminhados para as unidades próximas. “As pessoas que são usuárias da UBS Rami, por exemplo, que precisarem de medicação, poderão receber nas UBSs Pitangueiras ou Maringá, que são as referências, não somente para a entrega de medicação como para os demais serviços de acolhimento, curativos etc. O mesmo se aplica ao Anhangabaú, que tem como referências as unidades da Vila Ana e Central”, detalha o gestor.

Quem deve procurar a Unidade Sentinela?
Para facilitar a orientação da população, a Prefeitura de Jundiaí disponibiliza resumos em formas gráficas que serão compartilhados pelas redes sociais para a facilitação do acesso da população. Os sintomas e os períodos de ocorrência são determinantes para o serviço a ser buscado pelo paciente. Vale destacar que no caso das crianças com sintomas gripais, os pais ou responsáveis devem observar outros quesitos para a escolha do serviço.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/07/unidades-sentinelas-comecam-a-atender-casos-especificos-com-suspeita-de-covid-19/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original