Jundiaí tem laboratório credenciado para testes COVID-19

Publicada em 08/04/2020 às 19:21

A Prefeitura de Jundiaí anunciou, na tarde desta quarta-feira (8), que a cidade passa a contar com laboratório credenciado (AFIP) para a realização dos testes para o Novo Coronavírus. Com a habilitação, os pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) internados pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSV) terão a identificação da doença em prazo máximo de 7 dias úteis, menos da metade do prazo que vinha sendo aguardado quando as amostras eram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

“Os exames são fundamentais para que a cidade não fique olhando os números pelo retrovisor. Além dos testes rápidos adquiridos, ainda teremos o exame PCR Real Time (Reação de Cadeia de Polimerase) para os pacientes internados no HSV. Esse era um obstáculo grande que conseguimos superar”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

Jundiaí passa a contar com processamento de exames de sangue PCR para COVID-19; agilidade para os resultados

Para o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, o avanço para o rastreamento da doença é o destaque. “Até ontem, tínhamos que encaminhar as amostrar para São Paulo e aguardar. A pessoa chegava a se recuperar, ir para casa, ou falecer, sem ter o diagnóstico. Com o credenciamento teremos resolutividade e rastreabilidade. Como é sabido, a COVID-19 não tem tratamento específico, mas as demais doenças respiratórias têm. É gestão eficiente e agilidade no diagnóstico”, destaca. O laboratório AFIP já é prestador de serviço do HSV.

Os exames serão colhidos (material de orofaringe) a partir do segundo dia de surgimento dos sintomas, sendo realizados para aqueles pacientes com diagnóstico prévio de SRAG. Segundo o superintendente do HSV, Matheus Gomes, a atividade impactará positivamente em vários aspectos. “A coleta proporcionará a eficiência nos recursos, podendo até reduzir o tempo de uso dos leitos de UTI”, argumenta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/08/jundiai-tem-laboratorio-credenciado-para-testes-covid-19/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original