Boletim epidemiológico – Novo Coronavírus

Publicada em 11/04/2020 às 13:32

Atualizado em 11/04/2020, às 13h30

De modo a prevalecer o princípio da transparência no acesso às informações de interesse público, a Prefeitura de Jundiaí informa que, neste sábado (11), a cidade contabiliza 35 casos POSITIVOS, sendo 22 em casa (dois aguardam contraprova), oito internados em Jundiaí, três internados em outros municípios e dois óbitos confirmados.

A cidade registra 144 casos suspeitos no aguardo de resultado em casa. Em internações, Jundiaí soma 38 pessoas entre hospitais públicos e privados com diagnóstico prévio de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que estão em acompanhamento e tiveram amostras colhidas e encaminhadas para diagnóstico.

Outros 46 casos foram descartados (entre pessoas que aguardavam em casa, internados e dois óbitos).

Há 19 óbitos também por SRAG – com histórico de comorbidades como diabetes, doença cardiovascular, doença pulmonar ou obesidade – que aguardam laudos do IAL.

Os casos – conforme determinação Estadual para a realização de exames para a identificação do Novo Coronavírus (Sars-CoV-2) apenas em pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – tiveram amostras colhidas para análise para a identificação do vírus causador da patologia.

Familiares dos casos suspeitos identificados estão devidamente orientados pelas equipes de Saúde com relação às medidas preventivas para evitar contágio, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

A cidade ainda registra 28 internações de pessoas de outras cidades nos leitos dos hospitais de Jundiaí com suspeita de SRAG, além dos 46 moradores de Jundiaí.

O Prefeito Luiz Fernando Machado decretou estado de Calamidade Pública para a cidade, (decreto 28.926, 24 de março de 2020) na Imprensa Oficial do Município, ampliando a restrição de fluxos, suspendendo cobranças e determinando a suspensão de atividades de setores não essenciais, com o objetivo de reduzir a disseminação do vírus entre a população.

PREVENÇÃO

Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por canais de comunicação, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos e particulares.
Todas as medidas tomadas pelo município seguem os protocolos do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Jundiaí também disponibiliza em seu site oficial o Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus com informações atualizadas sobre a situação da cidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/11/boletim-epidemiologico-novo-coronavirus-32/