Sala virtual compartilha e atualiza conteúdos com educadores

Publicada em 13/04/2020 às 14:49

Como os educadores podem olhar para as teorias e, a partir delas, modificar as crenças e romper com as estruturas para tornar visível o processo de aprendizagem para todos os estudantes? Essas e outras propostas são discutidas na sala virtual especialmente voltada aos educadores municipais, já disponível na plataforma Google.

A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), tem como objetivo levar conteúdos pedagógicos que agreguem e possibilitem a reflexão sobre as teorias e as transformações que acontecem ao estudar. Além disso, a sala disponibiliza outros assuntos, como saúde mental, com dicas sobre como lidar com o isolamento.

Sala virtual é voltada aos educadores: segundo gestora da UGE, em tempos de constante mudança, o lema do presente e do futuro é se interconectar

Cada sala de aula comporta até mil participantes, número que foi atingido logo no segundo dia de sua abertura. Nesta segunda (13) foi aberta mais uma sala, com o mesmo conteúdo, para que outros educadores possam também acessá-la.

Segundo a gestora da UGE, Vasti Ferrari Marques, foram pensados conteúdos para todos os educadores, com vários tópicos sendo criados: Entretenimento, Vídeos, Cursos, Pesquisa na Escola, Alfabetização Matemática e Alfabetização na Língua Portuguesa, Poemas, TEDx, Sites, Arte e Cultura, Saúde, Artigos, Alimentação, Livros, Atualidades, Cadernos e Revistas, Cuidando do Corpo e da Mente. “O município de Jundiaí é uma referência em Educação Pública e essa boa qualidade se deve, entre tantos programas e projetos, à formação dedicada a repensar a prática relacionando-a com a teoria”, explica. “Ressignificar a teoria para transpô-la para a prática, aprendendo a ouvir as crianças (ou os adultos da EJA) é o grande desafio dos educadores”.

Em cada tópico há uma gama de textos e documentos para que os educadores possam se atualizar e ter instrumentos para estudar. “Em tempos de pandemia, temos certeza de que todos os nossos educadores e educadoras não deixaram de pensar em suas rotinas de trabalho, seus projetos e sequências, os conteúdos que precisarão revisitar com os estudantes”, explica a gestora.

A sala virtual fica na Plataforma Google e para acessá-la é necessário ter um e-mail do @educacao. Todos os educadores municipais – diretores, assistentes de direção, coordenadores pedagógicos, professores, ADIs, assistentes administrativos, cozinheiros, agentes operacionais – possuem esse e-mail.

Para a gestora, em tempos difíceis e em constante mudança, o lema do presente e do futuro é se interconectar. “Precisamos fazer isso tendo em mente que vivemos em um mundo composto não de ilhas separadas, mas de redes”, diz. “A sala é uma fonte de inspiração, capaz de fornecer riqueza de ideias, possibilidades criativas, pertinência e inovação”.

 Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/13/sala-virtual-compartilha-e-atualiza-conteudos-com-educadores/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original