Profissionais são treinados para utilizar testes rápidos

Publicada em 14/04/2020 às 19:34

Profissionais de saúde do município participaram, nesta terça-feira (14), de um treinamento sobre a utilização dos testes rápidos para a identificação da infecção COVID-19. Os primeiros lotes forem entregues na cidade no período da manhã. A aquisição de 10 mil kits faz parte das medidas adotadas por orientação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), criado pela Prefeitura de Jundiaí.

A princípio os exames serão utilizados para a verificação dos profissionais de saúde e das forças de segurança, com objetivo da manutenção da força de atendimento. “Precisamos preservar a força de trabalho dos profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento do coronavírus. Os trabalhadores que apresentarem síndrome gripal, após o oitavo dia, farão o teste. Se der negativo, assim que recuperados da gripe, eles voltarão para recompor a força de trabalho nos nossos equipamentos de saúde e nos hospitais. O mesmo com os trabalhadores das forças de segurança”, informa o gestor de Saúde, Tiago Texera.

Profissionais de equipamentos de saúde do município fizeram passo a passo. Teste fica pronto em 10 minutos.

Em 10 minutos, o teste, aprovado pela ANVISA, mostra dois resultados: o IGG, que aponta se a pessoa já teve contato com o vírus, portanto, se já criou anticorpos, e o IGM, que mostra, a partir do 8º dia, se o paciente está infectado. “O manejo é bem simples. Basta uma picada no dedo para a coleta do sangue. É semelhante aos testes rápidos de HIV e de hepatite. A recomendação é que se realize o exame no oitavo dia de sintomas. O índice de especificidade é de 99,5%. Já o de sensibilidade clínica é 100%”, explica a biomédica do Grupo Sapiens, Gabriela Bartipaia, responsável pelo treinamento.

Ainda nesta semana, os kits começarão a ser distribuídos para os equipamentos de Saúde, que compõem a rede municipal.

Colaboradores
Atualmente, o município conta com 5 mil profissionais da Saúde – entre colaboradores dos hospitais públicos, Prontos Atendimentos (PAs), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e servidores da Prefeitura de Jundiaí –, que estão, nesta pandemia, atuando na linha de frente contra a doença que vem assolando o mundo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/14/profissionais-sao-treinados-para-utilizar-testes-rapidos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original