Clínica da Família e UPH da Vila Hortolândia estão em obras

Publicada em 16/04/2020 às 18:42

A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), iniciou as obras do prédio da Clínica da Família da Vila Hortolândia e Unidade Pré-Hospitalar (UPH 12 Horas) do bairro. O prédio, que antes abrigaria apenas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), passará a contar com dois serviços – Atenção Básica e Urgência e Emergência – para proporcionar atendimento resolutivo próximo da residência.

A construção modernizada vai permitir um atendimento melhor à população, com vários consultórios e salas de coleta de materiais, ultrassom, eletrocardiograma e de exames radiológicos, inclusive contando com um médico ortopedista no local. “A Saúde é prioridade nesta gestão, com ações focadas na humanização e na resolutividade nos atendimentos à população. A Clínica da Família parceira de um atendimento de Urgência/Emergência contempla todos os quesitos e está sendo ampliada para mais bairros com exemplo de sucesso alcançado no Novo Horizonte, onde o modelo foi implantado inicialmente”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

No prédio da Clínica da Família da Vila Hortolândia, também funcionará uma Unidade Pré-Hospitalar (UPH)

No prédio da Clínica da Família da Vila Hortolândia, também funcionará uma Unidade Pré-Hospitalar (UPH)

Situado no número 58 da Rua Campinas, o prédio terá 1,4 mil metros quadrados de área construída e contará com dois pavimentos e entradas distintas para cada equipamento, juntamente com elevador. “O complexo também terá estacionamento e uma unidade de apoio – que funcionará no espaço onde hoje existe a Unidade Básica de Saúde (UBS) Hortolândia –, para a distribuição de medicamentos, inclusive os psicotrópicos, reduzindo o deslocamento dos usuários para a recepção dos tratamentos”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera. O investimento da Prefeitura para a obra é de R$ 3,4 milhões, além de mais R$ 700 mil para mobiliário e equipamentos, com a previsão de conclusão da obra para o segundo semestre de 2020.

Qualidade em Saúde 
A eficiência do conceito de Clínica da Família em parceria com Unidade de Atendimento para Urgência e Emergência já rendeu o Prêmio Inovacidade, do Smart City Business Congress, em São Paulo, em julho de 2019, para o primeiro complexo instalado no formato, no Novo Horizonte, na época, com menos de um ano de funcionamento.

“A Clínica da Família representa avanços no atendimento em saúde, pois reduz as perdas de consultas com o atendimento feito em acesso avançado (quando a pessoa busca pelo serviço e é atendida imediatamente ou agendada para os próximos dias) e a oferta de exames como raio-x, ultrassom, eletrocardiograma e análises clínicas, num mesmo espaço. Esse conceito proporciona o diagnóstico e a oferta de tratamento a 80% dos casos, sem a necessidade de encaminhamentos para outros serviços”, ressalta o prefeito.

O prédio da Vila Hortolândia teve a construção iniciada em 2015, porém, em 2017, a empresa vencedora pediu a quebra no contrato. Somente após os trâmites jurídicos e uma nova licitação, o novo projeto do espaço pôde ser retomado. Os demais prédios da Vila Progresso e Ponte São João, que tiveram as obras interrompidas por falhas na estrutura, estão em fase de elaboração de projetos para a retomada da construção, para a abrigar um Centro de Especialidades e outra Clínica da Família/Unidade Pré-Hospitalar, respectivamente.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/16/clinica-da-familia-e-uph-da-vila-hortolandia-estao-em-obras/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original