Com apoio da Prefeitura, artesãs se reinventam e produzem máscaras

Publicada em 16/04/2020 às 16:36

Até o início da pandemia do COVID-19, a artesã Vilma Florêncio produzia flores de tecido, tiaras, laços e bolsinhas. Sem ter mais como participar das feiras do “Jundiaí Feito à Mão”, promovidas pela Prefeitura de Jundiaí, e com as dificuldades para vender os produtos, ela passou a confeccionar máscaras de proteção. “As máscaras comecei a fazer agora, devido a pedidos das minhas clientes e amigas”, conta.

ENTRE EM CONTATO COM AS ARTESÃS

Vilma é uma das artesãs cujo trabalho está sendo divulgado pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), por meio da Diretoria de Turismo. Seu WhatsApp, assim como de outras costureiras, está sendo divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Jundiaí e as encomendas já começaram a chegar.

Vilma e suas máscaras: produção começou atendendo a pedidos de clientes e amigas

Criado pela Diretoria de Turismo, o Programa “Jundiaí Feito à Mão” tem como principal objetivo fomentar a atividade artesanal e, atualmente, conta com mais de 250 artesãos cadastrados. As atividades itinerantes, porém, tiveram que ser suspensas desde o início da pandemia.

Segundo a diretora de Turismo da UGAAT, Marcela Moro, foi feito um levantamento das artesãs que estão fazendo as máscaras e a propaganda via redes teve início nesta quarta. “Identificamos, inicialmente,14 artesãs que estão produzindo as máscaras e, tão logo começamos a divulgação, já tivemos artesãs que pegaram encomendas”, conta.

As máscaras têm preços a partir de R$ 3 e são confeccionadas em diversos materiais, como TNT e algodão, inclusive com tecido duplo. As estampas vão do branco simples aos coloridos e estampados. Na divulgação, também é informado em quais bairros estão as costureiras, para facilitar a entrega ou retirada.

Para a diretora, a ação colabora com o trabalho das artesãs e também oferece um serviço aos munícipes. “Lançamos essa divulgação ontem (15) como forma de incentivar a comercialização e, mesmo tempo, oferecer à população uma forma de ficar protegida”, conta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/16/com-apoio-da-prefeitura-artesas-se-reinventam-e-produzem-mascaras/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original